Novo tipo de máscara consegue enganar o Face ID instantaneamente

1 min de leitura
Imagem de: Novo tipo de máscara consegue enganar o Face ID instantaneamente

Uma empresa vietnamita chamada Bkav publicou nesta semana um vídeo onde mostra como conseguiu enganar o Face ID do iPhone X usando uma máscara da pessoa que teve o rosto cadastrado na biometria do smartphone da Apple. A máscara consegue desbloquear o celular da Maçã em instantes, tão rápido quanto acontece com o rosto do usuário humano.

Para conseguir tal feito, o pessoal da Bkav, empresa especializada em segurança digital, criou um molde do rosto do usuário e o cobriu com uma espécie de pó de pedra para simular a textura da pele humana. Depois disso, eles imprimiram uma fotografia infravermelha dos olhos do usuário, que é a tecnologia usada pela Apple nesse caso, e a colaram devidamente no lugar.

Com tudo montado, a máscara consegue enganar facilmente o Face ID sem que os especialistas tenham que recorrer a métodos muito complexos, como seria o caso para enganar um leitor de íris, por exemplo.

O pessoal da Bkav chegou a comentar que o primeiro modelo de máscara só conseguiu enganar o Face ID depois de 10 horas de tentativas. Contudo, não ficou claro como exatamente essas tentativas consecutivas foram realizadas. A segunda máscara, contundo, consegue ser tão precisa quanto o rosto humano para desbloquear o smartphone da Apple.

Essa não é a primeira vez, entretanto, que o Face ID foi enganado com uma máscara. Por conta disso, a Bkav não recomenda o uso da função para pessoas muito preocupadas com segurança ou que possam estar em posição de risco, tais como celebridades, personalidades do governo e de grandes empresas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.