O iPhone X é um aparelho bonito, por mais que algumas pessoas torçam o nariz para o entalhe no topo da tela onde ficam as lentes e flashes frontais do dispositivo. Ele também tem ótimos recursos e, bem, é caríssimo, custando a partir de US$ 1.000 lá fora e incríveis R$ 7.000 aqui no Brasil.

Diante de toda essa combinação entre beleza, preço e recursos, a pergunta que fica é: ele é resistente a riscos e quedas? Sim e não. De acordo com testes já realizados com o dispositivo, ele mantém a tradição do iPhone e se dá relativamente bem contra riscos de chaves e até coisas mais pesadas, como facadas (especialmente na sua parte traseira), mas evite mais do que nunca derrubar o seu celular no chão se você for dono de um iPhone X.

Queda simples = necessidade de reparo

De acordo com Vanessa Hand Orellana, repórter do site CNET, uma queda de costas de cerca de 90 cm de altura, mais ou menos a altura média do bolso de um adulto, foi o suficiente para danificar de forma severa o aparelho.

“O vidro de três dos quatro cantos quebrou em diferentes níveis de gravidade e estragou o lado do suporte da câmera”, escreve ela em sua análise de resistência do iPhone X. Até mesmo a borda de aço foi levemente danificada já na primeira queda, aumentando a frustração.

iPhone XiPhone X não resistiu a uma queda de 90 cm de altura.

No segundo teste, Orellana derrubou o dispositivo da mesma altura, porém com a parte da frente sendo a primeira a fazer contato com o solo. Diferente do que ocorreu na primeira vez, agora o iPhone X não quicou, o que “concentrou” o dano à parte inferior da tela — além, é claro, de ampliar as rachaduras da parte traseira do portátil.

Riscos nem sempre serão um problema

Se o iPhone X não se dá muito bem com quedas, os riscos nem sempre devem ser um problema. Orellana relata que raspou as costas e a borda do dispositivo com uma chave e isso praticamente não causou qualquer dano. Apenas ao esfregar uma lixa ela foi capaz de criar marcas no aparelho, especialmente na versão Space Gray.

Em outro teste, o canal do YouTube TechRax coloca o dispositivo da Apple sob um estresse intenso e que, convenhamos, ele não deve enfrentar no dia a dia. Após ser “atacado” com inúmeras facadas na sua parte traseira, o gadget se mantém praticamente intacto, sem nenhum ferimento notável.

Neste mesmo vídeo, o autor desfere algumas marteladas sutis contra a tela, o que pode simular uma queda de uma altura mais baixa. Apenas na terceira vez (e quando o martelo pega na parte inferior do display) é que ele quebra.

Tudo isso confirma um trabalho mal feito da Apple quanto à estrutura do seu novo smartphone? Claro que não. Ser frágil não é um “privilégio” do iPhone X, portanto, fica a dica: não se esqueça de comprar um capa protetora para ele a fim de evitar maiores dores de cabeça.

Cupons de desconto TecMundo: