Samsung DeX ganha suporte para rodar Linux a partir do S8, S8+ e Note 8

1 min de leitura
Imagem de: Samsung DeX ganha suporte para rodar Linux a partir do S8, S8+ e Note 8

A Samsung anunciou o DeX no início deste ano, um dock no qual os dispositivos Galaxy S8S8+Note 8 podem ser acoplados para transformarem o mobile em uma experiência desktop. Agora, a companhia sul-coreana anuncia uma expansão para a plataforma, que passa a ter suporte para distribuições de Linux.

Chamada de Linux on Galaxy, a iniciativa chega como uma “solução inovadora para levar a experiência do Linux no PC para o mobile e, então, para uma tela maior com o Samsung DeX”. Com isso, desenvolvedores e usuários finais podem usar essa combinação de ferramentas a fim de prosseguir na telona uma tarefa iniciada no dispositivo móvel.

O Linux on Galaxy pode ser instalado no portátil como um aplicativo qualquer, é assim que ele confere ao S8, S8+ e Note 8 a possibilidade de rodar uma distribuição de Linux. “Sempre que precisarem usar uma função não disponível no SO do smartphone, os usuários podem simplesmente mudar para o app e rodar qualquer programa em um ambiente Linux”, informa a Samsung.

Samsung DeXSamsung DeX acaba de ganhar novas funcionalidades.

Jogatina incluída

Outra novidade oferecida pelo Samsung DeX a partir de agora é o suporte para rodar alguns jogos no modo desktop. Por meio de parcerias com desenvolvedoras, jogos como Super Evil Megacorp’s Vainglory, Game Insight’s Survival Arena, Eric Froemling’s BombSquad, Netmarble’s Lineage 2 Revolution e até Final Fantasy XV Pocket Edition poderão ser experimentados em uma tela maior.

Lembrança

O Android utiliza é kernel Linux e, portanto, essa compatibilidade entre as duas plataformas é mais fácil do que a integração prometida entre DeX e Windows 10. A novidade anunciada nesta semana pela Samsung é a realização de um antigo sonho da Canonical, companhia responsável pela distribuição de Linux Ubuntu, que pretendia incluir tal recurso em um possível Ubuntu Phone.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.