A LG finalmente apresentou o V30, seu principal lançamento de 2017 e sem dúvida um dos mais belos e bem equipados dispositivos do mercado deste ano. Um dos grandes atrativos aqui é a câmera dupla na parte de trás que conta com uma lente de abertura f/1.6, um novo marco para os smartphones — o gadget seria o primeiro do mundo a trazer essa configuração.

Contudo, uma imagem feita com o aparelho mostra que a realidade pode ser um pouco diferente. As informações sobre a foto tanto pela galeria do V30 quanto pelo Google Fotos mostram valores diferentes — f/1.7 e f/1.69, respectivamente. Um valor diferente aparece também na lente grande angular presente no V30: enquanto a LG garante que a abertura dela é de f/1.9, os valores indicados no app e na web são f/2.0 e f/1.99, respectivamente.

Abertura com valores superiores aos divulgados pela LG aparecem no Google Fotos.

Então, fica a pergunta: por que o valor apresentado nos aplicativos é diferente daqueles divulgados pela LG? A resposta mais óbvia, ainda que não seja definitiva, é que se trata de um problema no app da câmera, que pode ainda não estar atualizado para usufruir de toda a potência do hardware.

O mesmo acontece também no app da galeria do V30.

Isso tudo faz uma diferença significativa na hora de tirar fotos? De fato não muito. Quanto menor o valor de uma abertura, maior é a entrada de luz na hora de capturar uma foto e, portanto, o registro ganha mais qualidade especialmente em ambientes pouco iluminados. De qualquer maneira, não deixa de ser curioso que os aplicativos indiquem um valor inferior àquele anunciado pela fabricante.