Pensando em trocar de operadora? Veja como fazer a portabilidade!

2 min de leitura
Imagem de: Pensando em trocar de operadora? Veja como fazer a portabilidade!

Usuários que não estão satisfeitos com o seu plano de celular, ou até mesmo com a operadora, podem pedir a portabilidade de maneira rápida e de baixo custo.

Se você ainda não ouviu falar no termo, portabilidade é o nome do processo de mudança de operadora. Não é preciso ter um motivo específico para fazer essa troca; então, se você acha que a sua operadora atual não está suprindo o que você precisa, basta mudar!

A troca de operadora ainda tem como vantagem a possibilidade de manter o mesmo número. Se você interessou, veja como fazer:

1. Comece pesquisando todas as operadoras até encontrar o plano que se encaixa em suas necessidades.

2. Depois disso, o segundo passo é quitar todas as contas que você tiver em aberto com a sua operadora atual. Se isso não for feito, a empresa não terá como atender ao seu pedido.

3. Agora, entre em contato com a nova operadora e diga que deseja ser cliente dela e está interessado na portabilidade. Tenha todos os seus dados pessoais em mãos.

4. Não se esqueça de sempre anotar o número de protocolo da mudança, pois ele será essencial caso haja algum problema.

5. A sua nova operadora deve informar o prazo para acontecer a mudança (geralmente é em até 3 dias úteis). Até lá, o seu número vai continuar funcionando com a antiga operadora, então não é preciso fazer o cancelamento junto à companhia, pois a linha precisa estar ativa para a conclusão do processo.

6. A transição leva até 2 horas, então você pode ficar sem sinal apenas durante este curto período de transição.

Acompanhamento

Se você está ansioso pela mudança, é possível consultar processos  com a operadora tanto na internet quanto por telefone. Na hora de solicitar a portabilidade, peça ao atendente instruções sobre como fazer esse acompanhamento.

Valores

A portabilidade é um direito de todos os usuários, então fique atento: as operadoras podem cobrar no máximo R$ 4 pela mudança. Muitas delas não cobram nenhuma taxa ou ainda oferecem descontos no seu novo plano.

Portabilidade negada

Apesar de ser um direito do usuário, a portabilidade pode ser negada em alguns casos:

  • Número não existente, temporário, que não pertence a nenhum usuário ou de orelhão;
  • Dados incorretos ou incompletos;
  • Solicitação já existente e em andamento para o mesmo número;
  • De fixo para móvel ou vice-versa;
  • Consulta de crédito.

Se você desistir da portabilidade, o cancelamento da solicitação pode ser feito em até 2 dias úteis sem custos.

Não se esqueça que você pode pagar duas faturas no mesmo mês depois da portabilidade: a do seu plano atual e o plano para o qual vai pedir a mudança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.