Novo padrão DisplayPort 1.3 terá suporte para resolução 5K

1 min de leitura
Imagem de: Novo padrão DisplayPort 1.3 terá suporte para resolução 5K

O consórcio VESA — Video Electronics Standards Association, responsável pela homologação e definição de padrões de vídeo que são usados em todo o mundo — acaba de revelar alguns detalhes da atualização do padrão DisplayPort. Chegando à versão 1.3, ele agora está 50% mais potente do que o DP 1.2, o que pode oferecer resultados incríveis em diversas situações.

Monitores 4K vão poder ser utilizados em até 120 Hz sem perder qualquer qualidade, podendo ainda ser sincronizados dois monitores da mesma resolução em frequências de 60 Hz. Para quem acha pouco, o padrão DisplayPort 1.3 poderá ainda enviar vídeo em resolução 5K em frequências de 60 Hz — sendo ainda prometido suporte para resoluções 8K sem perdas em cores ou taxa de atualização.

O VESA também informa que os novos protocolos podem permitir que imagens e dados sejam compartilhados em cabos únicos, o que no futuro pode resultar em novas formas de transmissão de conteúdos. O DisplayPort 1.3 é totalmente gratuito e livre de royalties, mas ainda não existe uma previsão de quando os sistemas serão levados ao mercado. Será que um dia essa tecnologia pode superar o HDMI?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.