Próxima versão do DisplayPort terá suporte a telas de até 8K

1 min de leitura
Imagem de: Próxima versão do DisplayPort terá suporte a telas de até 8K
Imagem: LG

A Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou um novo padrão de áudio e vídeo para utilização do DisplayPort — sim, o famoso protocolo de transferência para conectores usado especialmente para ligar um monitor ao PC.

O protocolo versão 1.4 foca principalmente na disponibilização de uma quantidade imensa de dados em forma de conteúdo audiovisual com o mínimo de perda de qualidade possível. O relatório fala em vídeos 8K a 60Hz ou 4K a 120Hz utilizando tecnologia HDR de definição.

Tudo isso pode ser transmitido pelo USB-C, mais recente formato do tradicional conector. Além disso, o DisplayPort poderá suportar até 32 canais de áudio separados a taxas de sample de 1536 kHz. É verdade que telas de 4K ainda são novidade no mercado, mas o fato de o protocolo já estar preparado para suportar resoluções acima disso é uma notícia a ser comemorada.

A novidade é uma evolução natural: na versão anterior, a 1.3, garantia suporte ao uso de dois monitores 4K simultaneamente. Isso é possível graças à tecnologia Display Stream Compression, que comprime dados sem muita perda de qualidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.