O Windows Vista, além de um visual moderno e diversas novas funções, traz consigo também algumas funções “escondidas”, bastante úteis para quem deseja monitorar tudo o que acontece em sua máquina.

Estas ferramentas são de fácil utilização e de simples entendimento, mas muitas vezes passam despercebidas pela grande maioria dos usuários. O Baixaki vai dar umas dicas para que você esteja sempre ligado no que se passa em seu computador.

Monitore o desempenho do seu PC

Existem duas ferramentas para monitoramento no Windows Vista, uma se chama Desempenho do Sistema e outra Monitor de Confiabilidade. Para acessá-las, clique no Menu Iniciar e procure por Monitor de Desempenho e Confiança.

A primeira ferramenta – Desempenho do Sistema – serve, como já fica claro em seu título, para monitorar o desempenho do Windows, expondo isto em um gráfico atualizado a cada 10 segundos, permitindo que o usuário tenha acesso rápido a qualquer alteração de desempenho do sistema.

Desempenho do Sistema

É possível adicionar novos contadores para que sejam monitoradas diversas funções diferentes de seu computador. Para isso, clique no botão com o sinal + em verde e escolha qual função deverá ser verificada, pressione o botão Adicionar para que ela passe a ser exibida juntamente com as demais no Desempenho do Sistema.

A segunda ferramenta – Monitor de Confiabilidade – informa rapidamente os usuários sobre erros, falhas e também algumas alterações (como programas desisntalados) recentemente no computador, tanto de software como de hardware. As informações são exibidas através de ícones em um gráfico nada complicado de ser compreendido.

Monitor de Confiabilidade

Desempenho e Confiança

Na opção Desempenho e Confiança, você terá uma visão geral dos recursos de seu computador: Processador (CPU), Disco, Rede e Memória. É possível reparar o quanto oscila ou o quanto permanece estável todos estes componentes de sua máquina, permitindo a qualquer usuário, um controle ainda maior de seu PC.

Desempenho e Confiança

Cupons de desconto TecMundo: