Depois de algum tempo de uso, o espaço em seu disco rígido (HD) poderá ficar cada vez mais reduzido devido a diversos fatores, inclusive a arquivos inúteis.

Porém, se você usa o Windows Vista, este espaço pode ser ocupado por cópias de segurança que são geradas automaticamente pelo seu sistema operacional e incorporadas à Restauração do Sistema, para evitar perda de informações no caso de alguma pane.

Obviamente, se você não sabia deste recurso do Vista ou então nunca soube como eliminar estas cópias de segurança, um bom espaço de seu HD está sendo ocupado por elas. Aprenda como recuperar este “pedaço” do seu disco rígido.

Primeiro, abra o “Menu Iniciar” e digite na barra de pesquisa limpeza de disco. Clique sobre “Limpeza de Disco”

Procure por "limpeza de disco" na barra de pesquisa rápida do Menu Iniciar

Se houverem mais de uma conta de usuário em seu computador, surgirá na tela a janela “Opções de Limpeza de Disco”. Escolha Arquivos de todos os usuários do computador para que sejam eliminados os arquivos gerados por todas as contas.

Esta tela só aparecerá se houve mais de uma conta de usuário em seu Windows Vista

Agora, selecione a unidade de disco em que será realizada a limpeza. O sistema fará uma análise atrás de arquivos inúteis e que podem ser apagados em seu sistema antes de abrir uma nova janela.

Selecione a unidade de disco que será limpa

Nesta nova janela, clique sobre a guia “Mais Opções” e na seção “Restauração do Sistema e Cópias de Sombra”, pressione o botão “Limpar”. Uma mensagem de confirmação surgirá na tela, pressione “Excluir” e aguarde até que o Windows apague as cópias de segurança.

Clique em "Limpar" na seção "Restauração do Sistema e Cópias de Sombra

Agora, você poderá voltar à janela “Limpeza de Disco para OS” e então concluir a sua “faxina eletrônica”. Clique sobre a guia “Limpeza de Disco”, selecione os arquivos a serem excluídos (cada arquivo possui uma breve descrição, leia-a para não apagar algo útil) e então clique em OK.

Conclua a limpeza do seu disco

Desta forma, você terá liberado um bom espaço em seu disco rígido, conferindo assim melhor eficiência ao funcionamento do seu Windows Vista.

Cupons de desconto TecMundo: