Nova tecnologia da Toshiba é capaz de armazenar 2.5 terabits por polegada quadrada em discos rígidos

1 min de leitura
Imagem de: Nova tecnologia da Toshiba é capaz de armazenar 2.5 terabits por polegada quadrada em discos rígidos

A Toshiba anunciou, no dia 18 de agosto, que seus novos discos rígidos de 2.5 terabits por polegada quadrada funcionam perfeitamente.

Isso foi percebido durante a pesquisa de uma nova mídia com padrões de bits, tecnologia de armazenamento magnético que está sendo estudada para os discos rígidos dos próximos anos. Isso porque, atualmente, os discos estão atingindo o limite em relação à possibilidade de armazenamento e velocidade de leitura.

Atualmente, os discos utilizam um material magnético na superfície com dados armazenados em centenas de grãos espalhados. A nova tecnologia traz uma superfície com vários bits esféricos enfileirados, cada um com seus grãos magnéticos de armazenamento.

Nova tecnologia da Toshiba vai além.

Apesar de ser ainda um protótipo, o disco da Toshiba foi construído com a densidade de 2.5 terabits por polegada quadrada. Hoje, o top de linha da Toshiba é baseado em uma tecnologia com 541 gigabits por polegada quadrada — equivalente a apenas 20% do que a nova tecnologia é capaz.

Segundo a Toshiba, a previsão é de que os primeiros discos baseados neste novo padrão cheguem ao mercado por volta do ano de 2013.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.