Aprenda a formatar e deixar o HD redondinho!

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a formatar e deixar o HD redondinho!

A instalação de um sistema operacional é muito importante, porém antes de começar tal tarefa é de suma importância a formatação do disco rígido. Normalmente os sistemas operacionais trazem um aplicativo embutido que possibilita tal função, contudo alguns usuários nem sempre utilizam a opção correta na hora de apagar o conteúdo do HD.

Se você já experimentou formatar o Windows deve saber que é possível apagar os dados de forma rápida ou normal. Quem é apressado não pensa duas vezes e opta logo por uma formatação ligeira, porque não é legal ficar esperando muito tempo para utilizar o sistema operacional. Evidentemente, na maioria dos casos a formatação rápida não ocasiona problemas, porém alguns usuários sofrem posteriormente por não ter eliminado os dados de modo definitivo.

Obviamente a formatação é importante não apenas para a instalação de um novo sistema, mas também para a utilização do disco a fim de armazenar dados comuns. Em muitos casos é necessário formatar o disco quando é preciso remover vírus ou consertar problemas diversos. Pensando nesses inúmeros acontecimentos que prejudicam os usuários, o Baixaki criou um artigo para ajudar você a resolver parte dos problemas que acontecem durante a formatação.

Pré-requisito: Instale o HDD Low Level Format Tool

Existe uma enormidade de aplicativos disponíveis para ajudar você a formatar os discos do seu PC, entretanto poucos são úteis como o HDD Low Level Format Tool. Normalmente uma espécie de “máscara” sobre os dados presentes no disco é utilizada, enganando o sistema operacional de que vai gravar os novos dados em cima dos antigos. O HDD Low Level Format Tool apaga definitivamente tudo o que estiver no disco, não permitindo a recuperação futura.

Este aplicativo ainda elimina dados fundamentais para o funcionamento de qualquer sistema operacional, como as partições e o setor MBR (fundamental para a inicialização dos sistemas operacionais presentes no disco).

Caso  você pretenda apenas formatar uma partição do seu disco ou deseje manter a MBR antiga, não utilize este aplicativo! Se você pretende instalar um novo sistema, pode usar este software para formatar o disco antes de começar a instalação. Baixe o programa clicando na imagem abaixo.

Clique aqui para baixar

Após instalar o programa, basta iniciá-lo para começar o processo de formatação. O HDD Low Level Format Tool indica na primeira janela os discos instalados no seu computador e você precisa apenas escolher o HD que pretende formatar.

Escolha o disco que deseja formatar

Detalhe: você não pode formatar o disco onde o Windows está armazenado.

O aplicativo então exibe três abas: uma para informar os detalhes , a segunda para formatação -  que você deve escolher -  e a última para utilização do recurso S.M.A.R.T.. Depois de clicar na guia "LOW-LEVEL-FORMAT" basta pressionar o botão "FORMAT THIS DEVICE" (formatar este dispositivo) e aguardar.

Formatar o disco

Note que o programa irá perguntar se você realmente deseja formatar o disco, pois após a finalização do processo não há como reverter o processo.

Apague quaisquer vírus do disco rígido ou do pendrive

A formatação pode ser radical, mas certamente é a atitude ideal para eliminar qualquer tipo de vírus e malware que esteja atrapalhando o funcionamento do seu PC. Se você formatar o seu disco com o HDD Low Level Format Tool, os vírus desparecerão por completo, diferente do que acontece quando você usa o aplicativo de formatação do Windows.

Quando você insere um pen drive o programa detecta automaticamente

Outras soluções

Quem experimentou o HDD Low Level Format Tool deve ter notado que o ele é muito leve e fácil de usar. Contudo existe usuário que prefere fugir dos aplicativos comuns, portanto formatar o disco ou o pendrive usando um aplicativo do Linux pode ser uma solução ainda melhor. Quem não é adepto do Linux pode tentar formatar os discos com outros softwares disponíveis no Baixaki.

Sua vez de falar

As dicas de hoje acabam aqui, mas você pode contribuir com o site e demais usuários dando sugestões através dos comentários. Este artigo foi útil? Você já conhecia o HDD Low Level Format Tool? Comente no Portal Baixaki e ajude outras pessoas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.