Novos eletrônicos: discos rígidos que ajudam o meio ambiente

1 min de leitura
Imagem de: Novos eletrônicos: discos rígidos que ajudam o meio ambiente

As preocupações com o meio ambiente estão lentamente ganhando mais evidência no mundo tecnológico — talvez até muito lentamente. Empresas multinacionais estão cada vez mais comprometidas e estão sendo a cada dia mais cobradas para que criem soluções que agridam menos o meio ambiente e utilizem melhor os recursos de infraestrutura disponíveis.

A Samsung recentemente lançou uma nova linha de discos rígidos mais econômicos, utilizando a tecnologia Eco-Triangle, de sua propriedade. A linha de drives, batizada de EcoGreen, tem diversos fatores que conferem um caráter mais econômico e amigável ao meio ambiente.

Disco Rídigo que economiza a natureza.

O modelo de F2EG possui variantes com 500 GB, 1.5 TB e 2 TB, utilizando apenas três discos internos, ao contrário dos concorrentes, que utilizam quatro ou cinco discos para a mesma quantidade de espaço. Com menos discos, os HDs da Samsung da linha EcoGreen são mais eficientes, pois consomem menos energia para executar o mesmo trabalho que os concorrentes.

Segundo a própria Samsung, seus discos rígidos com Eco Triangle consomem 43% menos energia que os concorrentes da linha de 7200 RPM na hora de ler e gravar dados, e 57% menos energia enquanto não executa nenhuma tarefa.

Os HDs da linha EcoGreen ainda não foram lançados no Brasil, mas já podem ser comprados nos EUA por preços que ficam na casa dos 150 dólares.

O empenho dos fabricantes para economizar mais energia e utilizar materiais menos nocivos ao meio ambiente ainda é pequeno se comparado com a preocupação que já deveriam ter, mas é muito maior do que o passado recente da tecnologia, que simplesmente ignorava o fato de estar poluindo e consumindo os recursos do planeta sem sustentabilidade.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.