Western Digital planeja lançar discos rígidos preenchidos por hélio

1 min de leitura
Imagem de: Western Digital planeja lançar discos rígidos preenchidos por hélio

(Fonte da imagem: Reprodução/PC World)

A Western Digital revelou na última quinta-feira (13) que planeja iniciar a produção de discos rígidos preenchidos inteiramente por hélio. O motivo, segundo a fabricante, é o fato de que o gás possui somente um sétimo da densidade do ar, o que deve diminuir o desgaste dos componentes internos dos dispositivos e aumentar suas velocidades máximas de operação.

A publicação PC World afirma que a mudança também deve provocar uma diminuição na temperatura de operação dos aparelhos — em comparação com um HD convencional, um drive de 7200 RPM com a nova tecnologia registra uma média de cinco graus Celsius a menos. A novidade também deve exigir uma quantidade 23% menor de energia para funcionar, além de poder oferecer um espaço interno total até 40% maior.

Foco na computação em nuvem

A tecnologia já está sendo desenvolvida há um tempo considerável pela empresa, que somente recentemente conseguiu encontrar um método eficiente de manter o hélio aprisionado dentro dos discos rígidos. A expectativa é que os produtos sejam lançados em algum momento de 2013, por um preço que ainda não foi revelado.

Brendan Collins, vice-presidente de marketing de produtos da Hitachi Global Storage Technologies (subsidiária da Western Digital), afirma que a novidade deve ser incorporada primeiro em um sistema de computação na nuvem e em centros de dados corporativos. “Acreditamos que a tecnologia vai marcar presença durante os próximos 10 anos, se tornando a nova fundação do armazenamento na nuvem”, afirmou ele à PC World.

Fonte: PC World

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.