Seleção: Remoção de Arquivos Duplicados

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: Remoção de Arquivos Duplicados

Figurinha repetida não completa álbum, todos sabem disso, mas elas ao menos podem ser trocadas por outras. É claro que o seu computador não é nenhum álbum de figurinhas, mas nele também de nada vale possuir várias vezes o mesmo arquivo. Então que tal trocar as repetições por mais espaço livre em seu disco rígido? Confira a seguir uma seleção com os melhores programas do site que procuram e eliminam arquivos repetidos.

Eco...

Fenômeno curioso, o eco é quando as ondas sonoras refletem em uma superfície e produzem a repetição do som. Ao contrário da vida real, músicas repetidas no seu computador não são interessantes, mesmo porque qualquer player possui a função para repetir músicas. Grandes bibliotecas de áudio podem esconder diversas músicas idênticas em diferentes pastas que ficam apenas ocupando espaço do seu disco rígido.

Usuários do iTunes podem organizar melhor sua coleção de discos com um arquivo bastante eficaz: Dupe Eliminator for iTunes. Assim além de mais organização em suas músicas ele permite a você dar um fim em todas as faixas repetidas. Se você é apenas mais um usuário vidrado em MP3, use o Duplicate Music Files Finder, Music Content Inspector ou o Similarity, e acabe com a repetência sonora em suas pastas de música.Compare tudo que for parecido.

Imagens Gêmeas

Que coisa mais linda é ver dois irmãozinhos gêmeos vestindo roupas iguais, mas já imaginou o trabalho que deve dar ter que cuidar de tudo dobrado. Bem, as imagens funcionam de maneira parecida, quem já moveu ou salvou fotos no computador também precisa passar por um parto para eliminar os arquivos de imagem que acabam sendo duplicados.

Felizmente qualquer um pode comparar as imagens muito parecidas com o Duplifinder e descobrir se o arquivo está repetido ou se as fotos são mesmo muito parecidas. Imagens iguais, mas com nomes diferentes, ao contrário dos irmãos gêmeos, podem ser descartadas com o SimilarImages ou mesmo com o ImgSearch.

Clones, Clones, Clones...


Existe algo mais desagradável do que a repetição? Repetir a repetência de uma idéia repetida várias vezes nunca levou ninguém a lugar algum! Esta repetência aos poucos acaba ofuscando a criatividade humana e a mente começa a se viciar sempre naquele mesmo caminho. Então pra que deixar o computador cheio de conteúdos desnecessários e não eliminar todos os arquivos repetidos?

Organize-se melhor.

Uma ferramenta inteligente para buscar arquivos duplicados é o Duplicate Cleaner, além de procurar pelo nome do arquivo, ele é capaz de comparar diversos dados internos como data, tamanho, conteúdo ou mesmo o nome do álbum no caso músicas. Também é possível buscar arquivos repetidos de uma extensão específica (RAR, ZIP, EXE, entre outros) com o Easy Duplicate Finder e economizar tempo. Ou ainda simplesmente varrer seu computador em busca de arquivos clonados com o poderoso FlexDup Express.

A eficiência dos programas que eliminam arquivos duplicados depende do conteúdo de cada computador. O tempo necessário para efetuar a busca dos arquivos varia de acordo com a capacidade da sua máquina e com o volume de informação contida em seu disco rígido. É muito mais fácil encontrar algo em um cômodo organizado que conta somente com o essencial do que em um sótão entulhado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.