Imagem de: Google sonha com discos rígidos melhores para lidar só com a nuvem
Fonte: The Independent

Google sonha com discos rígidos melhores para lidar só com a nuvem

1 min de leitura
Avatar do autor

Os discos rígidos de armazenamento atuais são coisa do passado — ao menos para a Google. De acordo com a gigante, é necessário sair em busca de novas soluções e tecnologias para esses componentes, especialmente no caso de uma empresa que lida com data centers imensos.

Em um texto publicado no Google Cloud Platform Blog, a companhia afirma que estamos em uma hora de armazenamento baseado na nuvem, expressando o desejo de mudar radicalmente o design dos drives atuais. Ela indica que vai buscar soluções físicas, como drives maiores e mais complexos serão visados, além de pequenas mudanças no firmware.

O que vale no futuro

Segundo a Google, a ascensão da nuvem significa que os discos rígidos tradicionais serão mais usados como parte de serviços maiores em data centers. Assim, é necessário otimizar coleções inteiras de discos, em vez de uma única unidade de um servidor.

É curioso como a empresa está disposta até mesmo a utilizar componentes que tenham mais chances de perder memória — afinal, ela não estará armazenada só fisicamente por lá. Esse seria um sacrifício na busca por outras qualidades: custo, desempenho, capacidade de armazenamento e eficiência do sistema.

Quais serviços de nuvem você usa? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Google sonha com discos rígidos melhores para lidar só com a nuvem