Abuso: Correios cobram encargos altos para retirada de pacotes já taxados

1 min de leitura
Imagem de: Abuso: Correios cobram encargos altos para retirada de pacotes já taxados
Imagem: Correios

O Brasil é o país das taxas indevidas e abusivas. Desta vez, são os Correios que se aproveitam da posse de produtos adquiridos no exterior por consumidores para ganhar um dinheirinho extra, mesmo com todas as tarifas e impostos devidos já pagos (impostos de importação e ICMS sobre compras de até US$ 500).

Apesar das diversas reclamações, inclusive uma recomendação do Ministério Público do estado de Goiás, o valor de R$ 12 ainda é cobrado normalmente nas agências, às quais você é obrigado a ir para buscar seu produto. Numa tentativa de apaziguar a situação, chegou até a se recomendar que o valor continuasse sendo cobrado, porém mediante a entrega do produto no destinatário final, mas nada disso aconteceu. Os Correios apenas notificam o comprador via telegrama.

Cobrança até sobre medicamentos

Uma consumidora que faz importação contínua de remédios para um tratamento conseguiu a isenção por intermédio da juíza Luciane Aparecida Fernandes Ramos, do Juizado Especial Federal do estado de São Paulo, que entendeu “não ser da competência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a criação de taxas de serviços, conforme dispõe a Constituição Federal, artigos 145-149, Código Tributário Nacional, artigos 77-80 e Decreto-Lei 509/69, artigo 2º”.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a cobrança é ilegal. Existem casos que, levados ao Juizado Especial Cível, receberam isenção da taxa, por isso guarde sempre os comprovantes emitidos pelos Correios caso queira reaver essa quantia através da Justiça.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.