A física permite, sim: empresa produz uma prancha de surfe feita de papelão

1 min de leitura
Imagem de: A física permite, sim: empresa produz uma prancha de surfe feita de papelão
Imagem: Signal Snowboards

A Signal Snowboards é uma empresa especializada em fabricar e vender pranchas para snowboard e, para atrair e fidelizar seu público, acabou criando uma série de vídeos que tem novos episódios toda terceira quinta-feira do mês. O programa brinca com a maneira como se constrói as pranchas ou o material usado na fabricação, mas, no episódio desta semana, os caras se superaram: construíram uma prancha de surfe usando papelão.

Criando um quadro chamado “Cardboard Chaos” (Caos de Papelão), o pessoal da Signal fez uma parceria com a Ernest Packaging, que forneceu o material – presente em abundância nos estoques da empresa – e deixou à disposição seus conhecimentos sobre o papelão. O time já havia tentado levar à frente um projeto de prancha de snowboard com o produto, mas a empreitada só durou algumas poucas corridas na neve.

Papel + água = surfe

Se listarmos os “inimigos” do papelão, a água provavelmente está em uma das posições no topo do ranking, então, pode-se dizer que o trabalho não foi fácil. Depois de um mês de testes com as mais diversas opções de construção, o grupo resolveu usar papelão alveolar – com uma estrutura interna parecida com favos de mel – regado com uma boa dose de impermeabilizante.

Além de evitar que a prancha se desfizesse ao entrar em contato com a água, ao borrifar o papelão com um spray à prova d’água, os integrantes do projeto descobriram que isso tornava o material mais rígido, facilitando o processo de dar forma à prancha. Para dar um toque final, foi usada uma fina camada de fibra de vidro, que, além de ajudar a garantir a resistência do produto final, deixou um visual translúcido bem bonito.

Apesar de parecer algo feito só pela diversão, tudo foi feito de uma forma muito séria, inclusive com a ajuda de um dos shapers lendários do mundo do surfe, Jeff “Doc” Lausch, que se dedicou a aperfeiçoar o uso do papelão para a prancha do projeto.

De qualquer forma, não foi o bastante a criação de um produto bonito e que não desaparecesse ao entrar pela primeira vez no mar. Como fica bem aparente no vídeo, a prancha ganhou a aprovação de diversos surfistas e atraiu olhares nas praias onde foi testada. E aí, arriscaria pegar umas ondas surfando o que poderia ter se tornado uma caixa de papelão? Deixe sua opinião mais abaixo, nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.