9 melhores conceitos da Electrolux Design Lab 2012

5 min de leitura
Imagem de: 9 melhores conceitos da Electrolux Design Lab 2012

Unir um design intuitivo com boa estética e eficiência. Este é o principal objetivo dos projetos apresentados a cada edição do Electrolux Design Lab — um desafio proposto a estudantes de todo o mundo, que devem criar ideias de design práticas e inovadoras.

Em sua décima edição, o evento deste ano deu aos participantes a proposta de criarem produtos que desenvolvam a experiência sensorial de eletrodomésticos — ramo em que a Electrolux é uma das líderes mundiais.

Até o momento, 30 finalistas dos cinco continentes foram escolhidos. Entre eles, o Tecmundo selecionou nove conceitos que chamam a atenção pela criatividade e pelas impressionantes funcionalidades. Confira:

1 - Spummy

Uma boa forma de começar esta lista é mostrando o representante brasileiro no Electrolux Design Lab 2012 — Alexandre de Bastiani está entre os 30 finalistas com o conceito “Spummy”, caracterizado como “o futuro da criação de sabores”. Este dispositivo high-tech utiliza nanotecnologias para criar uma espuma comestível de qualquer sabor ou com qualquer combinação de sabores que você desejar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)

  • País: Brasil
  • Designer: Alexandre de Bastiani
  • Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica do Paraná

2 - Hurricane

Preparar bebidas requintadas sem ter muito trabalho para isso. Esta é a proposta do Hurricane — um misturador de bebidas com design supermoderno que ainda lhe dá as instruções necessárias para que seus coquetéis atinjam resultados profissionais. Com o apertar de um simples botão, o Hurricane realiza automaticamente a mistura dos líquidos e despeja em seu copo a bebida ideal.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)

  • País: Taiwan
  • Designer: Kuan-ting Ho
  • Instituição de ensino: National Taipei University of Technology

3 - Fridge Nose

Quem nunca passou pela situação desconfortável de abrir a geladeira e saber que existe algo estragado só pelo mau cheiro que “invade” o nariz? Além disso, muitas vezes, é preciso ficar procurando entre os diversos tipos de alimentos que estão no eletrodoméstico para, finalmente, achar a fonte de tanto fedor.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)
Se você gostaria de poder evitar esse tipo de situação, o Fridge Nose poderá lhe ajudar. Este dispositivo — que é colocado no lado externo da geladeira — lhe avisa quando um determinado alimento expirou ou quanto tempo ainda lhe resta. Para isso, basta colocar sensores do próprio Fridge Nose na comida, e estes irão passar ao aparelho as informações necessárias.

  • País: Lituânia
  • Designer: Vilius Dringelis
  • Instituição de ensino: Vilnius Academy of Arts

4 - Ingresure

Provavelmente, um dos momentos mais difíceis (e delicados) quando estamos cozinhando é acertar a quantia dos temperos para não errar no sabor final. Assim, para que você se torne praticamente um chef e obtenha comidas sempre saborosas, o Ingresure experimenta a comida (através de sensores avançados) ainda durante o preparo, lhe mostrando o quanto de sal, tempero ou pimenta  falta para que seu prato chegue ao gosto ideal.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)

  • País: Reino Unido/Coreia do Sul
  • Designer: Jongwoo Choi
  • Instituição de ensino: Central Saint Martins

5 - SmartPlate

Com a proposta de deixar as refeições bem mais divertidas, o SmartPlate consegue compreender fisicamente os alimentos para, depois, transformá-los em sons. Para que isso aconteça, o prato é conectado via wireless a um smartphone e mede os diferentes aspectos presentes nos ingredientes que são colocados em sua superfície. Assim, ele consegue identificar a comida e atribuir a cada elemento notas musicais.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)

  • País: Reino Unido/Roménia
  • Designer: Julian Caraulani
  • Instituição de ensino: Coventry University

6 - Impress

Perder o prazo da comida na geladeira é algo bastante comum — especialmente quando se tem tantas coisas guardadas que você se esquece de alguns alimentos e quanto tempo eles estariam ali. Mas isso pode estar mais perto de acabar: com o projeto Impress, dificilmente você não se lembrará daquele lanche armazenado para refrigerar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)
O Impress é uma parede refrigeradora que mantém os alimentos conservados sem que estes fiquem guardados atrás de uma porta, já que as comidas e bebidas ficam expostas. E, para que você ainda economize dinheiro, o Impress não funciona caso esteja vazio e distribui o uso de energia de acordo com a quantidade de alimentos que é acoplada a ele.

  • País: Nova Zelândia
  • Designer: Ben de la Roche
  • Instituição de ensino: Massey University

7 - Wine Steward

Aos amantes das bebidas alcoólicas produzidas por fermentação do suco de uva, o Wine Steward poderá ser o conceito ideal: um aparelho acoplado à garrafa que consegue manter a temperatura certa para qualquer tipo de vinho, além de criar um vácuo no interior da garrafa para impedir que a bebida se estrague. Assim, você não precisará mais “sofrer” por acreditar que aquela garrafa de vinho que você tanto queria experimentar — mas que não quis terminar de beber — seja desperdiçada.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)

  • País: República Checa
  • Designer: Roman Blahynka
  • Instituição de ensino: Brno University of Technology

8 - Memory

O café faz parte da rotina de várias pessoas e é uma das bebidas mais admiradas por todo o mundo. Sabendo disso, o designer WenYao Cai desenvolveu uma cafeteira high-tech que promete sempre fazer o copo certo de café para a pessoa certa. Por isso, este aparelho utiliza o reconhecimento de impressão (escaneando a mão) para gravar o tipo de bebida que determinada pessoa prefere. Assim, ela sempre se lembrará da fórmula adequada para que o café seja preparado de uma forma personalizada.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)

  • País: China
  • Designer: WenYao Cai
  • Instituição de ensino: Guangdong Industry Technical College of China

9 – Melodi

Este conceito foi baseado na necessidade de pessoas com deficiência visual — que atingem a quantia de 39 milhões no mundo — de medir a quantidade de líquidos que poderá ser utilizada para a preparação de uma comida ou quando se está servindo uma bebida, por exemplo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Electrolux Design Lab)
Para solucionar essa questão, Melodi — um dispositivo com formato de funil — produz uma escala musical que acompanha o fluxo do líquido que passa pela abertura, permitindo que a pessoa saiba a quantidade que está sendo derramada. Os sons produzidos também ajudariam a deixar as tarefas diárias ainda mais divertidas.

  • País: Canadá
  • Designer: Elena Sitnikova
  • Instituição de ensino: Carleton University

.....

Se você gostou das ideias e quer conferir todos os projetos que estão concorrendo no Electrolux Design Lab 2012, clique aqui. Após esta etapa do concurso, apenas dez designers serão selecionados para participarem da final do evento em outubro, na Itália. Os projetos serão julgados por designers especialistas e o vencedor ganhará uma bolsa de estudos no centro de design da Electrolux, além de cinco mil euros. Em quem você votaria?

Fonte: Electrolux Design Lab 2012

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.