Designer cria objetos com plástico feito de escamas de peixes

1 min de leitura
Imagem de: Designer cria objetos com plástico feito de escamas de peixes

Você diria que isso foi feito a partir de peixes? (Fonte da imagem: Erik de Laurens)

Entre os materiais empregados em quase todos os objetos que usamos no cotidiano, o plástico é um dos mais nocivos à natureza, principalmente pela demora em entrar em decomposição. Pensando em uma alternativa mais sustentável e natural, o designer Erik de Laurens criou alguns itens feitos a partir de escamas de peixe.

É isso mesmo: o designer conseguiu criar um tipo de plástico feito a partir do revestimento desses animais, cujas escamas seriam originalmente descartadas pela indústria pesqueira. Entre os objetos criados, estão copos e pares de óculos para mergulho. Segundo o Dezeen, de Laurens começou a pesquisar produtos nessa área por gostar desde a infância de tudo relativo ao mar.

Para desenvolver a tecnologia a partir das escamas, o inventor utiliza um tratamento com equipamentos que controlam o calor e a pressão dos objetos, sem utilizar agentes químicos, exceto corantes para dar um aspecto mais colorido às criações.

Como ele não possui financiamento de uma grande distribuidora, o trabalho é praticamente caseiro e não é vendido em larga escala. No site do criador dos objetos, que é formado pelo Royal College of Art, é possível acompanhar um pouco mais dos produtos feitos com escamas. Você também pode conferir alguns dos produtos e o processo de criação em nossa galeria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.