Assim como já era esperado por muitos gurus do empreendimento tecnológico, a adoção cada vez maior das práticas DevOps já é um fato – numa pesquisa feita em fevereiro deste ano pelo portal Tech Pro Research, 335 profissionais de TI constataram que sim, a metodologia realmente garante maior fluidez à produção de softwares e torna os negócios mais rentáveis.

Visando maior integração entre departamentos e agilidade nos processos, a aplicação dessas práticas têm protagonizado grandes mudanças na atuação de startups e empresas com aplicações baseadas na nuvem. Ainda segundo a pesquisa – que você pode ler na íntegra aqui – 32% das companhias do gênero já adotam a metodologia, seja parcial ou completamente; já outros 50% dos empreendimentos pretendem introduzir os DevOps, só não necessariamente tem planos para fazer isso agora.

Desenvolvedores também terão de se modernizar

De acordo com os profissionais consultados, muitas das empresas que querem mudar o seu funcionamento têm feito isso procurando empregados que conheçam as novas técnicas. Como a oferta desse tipo de profissional ainda é baixa em todo o mundo, muitas acabam patrocinando o estudo das práticas para administradores de sistema e líderes de equipe.

Entre os principais requisitos cobrados de quem trabalha na área, ter familiaridade com ferramentas de integração contínua, experiência com a automatização de infraestrutura e dominar com maestria as principais técnicas de colaboração em equipe são fatores muito importantes para a contratação.

Já no que diz respeito às empresas que adotaram o DevOps com alguma significância, 77% afirmaram ter reduzido o tempo entre deployments – o processo de disponibilização de um software para o usuário final –, 69% notaram aumento nos níveis de produtividade e colaboração entre departamentos, enquanto 59% afirmaram ter menos problemas com os softwares já em funcionamento. 

Cupons de desconto TecMundo: