As empresas possuem uma relação de quase 30 anos. (Fonte da imagem: Reprodução/Formiche)

Uma licença de patentes celebrada entre Dell e Microsoft estabelece o pagamento de royalties pela Dell à Microsoft em função da venda de dispositivos equipados com os sistemas operacionais Android e Chrome OS. O acordo determina também o licenciamento de patentes pela Dell para a Microsoft de itens relacionados ao Xbox. Não está claro, porém, se o tratado se refere ao registro de periféricos para, por exemplo, a geração atual de consoles da Microsoft.

Fato é que ambas as companhias vão agora “intercambiar” propriedades intelectuais relacionadas a aparelhos Android e Chrome (tablets, smartphones e Chromebooks serão naturalmente abarcados pelo recente acordo de patentes). Segundo afirma ainda a publicação feita pela Microsoft, a nova condição somente edifica a longínqua e saudável relação entre as duas empresas (que já dura quase 30 anos).

“Nosso acordo com a Dell mostra o que pode ser conquistado a partir do momento em que empresas compartilham propriedades intelectuais”, comentou Horacio Guiterrez, vice-presidente do grupo de registros da Microsoft.

“O anúncio baseia-se em nosso histórico, que trouxe ao mercado novas tecnologias. A relação entre as empresas continua a prover à Dell chances de escolha e flexibilidade no atendimento de clientes com as melhores tecnologias”, disse Neil Hand, vice-presidente do setor de produtos da Dell.

Cupons de desconto TecMundo: