Google lança Doodle comemorativo do Dia do Professor

2 min de leitura
Imagem de: Google lança Doodle comemorativo do Dia do Professor
Imagem: Reprodução/Google

Quem abrir a página principal do Google agora encontrará um belo e colorido Doodle, no qual se vê imagens cartunizadas de mestres típicos em várias disciplinas. Trata-se, é claro, de uma lembrança do Dia do Professor, data comemorada hoje, dia 15 de outubro, no Brasil. Bem, mas, a despeito das solenidades, você sabe qual é a origem da comemoração?

O Dia do Professor se remonta a um decreto imperial do início do século XIX. Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, determinou que “todas as cidades, vilas e lugarejos” deveriam ter “suas escolas de primeiras letras”.

Entre outros pontos, o texto defendia a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que deveriam ser ministradas a todos os alunos e até mesmo a forma como os novos professores deveriam ser contratados. Entretanto, ainda demorou um bocado para que a data passasse a integrar o calendário de solenidades do Brasil.

A escolha da data também teve a influência da Igreja Católica, por ser o dia em que se celebra Santa Teresa de Ávila — religiosa e escritora espanhola que é considerada a Padroeira dos Professores.

Graças a um período letivo extenso

O Dia do Professor passou a ser comemorado apenas 120 anos depois da declaração de Dom Pedro I. Em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, na cidade de São Paulo, havia o Ginásio Caetano de Campos — também conhecido como Caetaninho. Após um longo período de aulas — do dia 1º de junho ao dia 15 de dezembro —, alguns professores decidiram por bem que seria saudável parar um dia para descansar e para traçar um planejamento para o restante do ano.

Salomão Becker: “Professor é profissão. Educador é missão”.

A sugestão veio do professor Salomão Becker, que mencionou o dia 15 de outubro, dada em que, em sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma confraternização. A ocasião ainda tornou Becker célebre por conta de uma frase: “Professor é profissão. Educador é missão”.

“Para enaltecer os mestres”

Eis que a celebração acabou por cair no gosto popular, espalhando-se tanto pela cidade quanto pelo restante do país. Posteriormente, em 14 de outubro de 1963, o Decreto Federal 52.682 formalizava e definia a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

A data também é comemorada em outras partes do mundo, embora não no mesmo dia. México e EUA, por exemplo, comemoram, respectivamente, no dia 15 e na primeira terça-feira de maio. Já na Tailândia o dia escolhido foi o 16 de janeiro; no Paraguai é o dia 30 de abril; na Argentina é em 11 de setembro. Além do Brasil, também A Unesco e o Chile definiram o mês de outubro — nos dias 5 e 16, respectivamente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.