Review: roteador D-Link AC1200 DIR-822

6 min de leitura
Imagem de: Review: roteador D-Link AC1200 DIR-822

A D-Link é uma das principais fabricantes de roteadores e outros componentes de rede no mundo todo. No Brasil, a marca ganha espaço com propostas cada vez mais acessíveis e novidades para redes domésticas e corporativas.

Recentemente, a empresa nos enviou o roteador D-Link AC1750 DIR-859 para uma análise mais detalhada, o qual nos impressionou bastante com sua alta capacidade de transmissão.

Agora, a D-Link apresenta o AC1200 DIR-822, modelo um pouco mais simples, mas  ainda bastante eficiente para dar suporte para ambientes de tamanho avantajado.

Considerando as duas bandas de operação, este modelo é capaz de entregar taxas de transferências que, somadas, chegam a 1.200 Megabits por segundo, com longo alcance de sinal e transmissões simultâneas. Será que este roteador pode ser a solução adequada para a sua casa? Vamos verificar as vantagens deste D-Link de perto e também de longe!

Especificações

Visual característico da marca

Já faz algum tempo que a D-Link mudou o design de seus produtos. O antigo prateado deu vez a um estilo mais sombrio, que reflete tanto melhorias na apresentação quanto um cuidado a mais na construção.

A troca do material plástico na carcaça garantiu mais resistência aos novos modelos, bem como possibilitou um desenho mais detalhado. Assim como já vimos no modelo AC1750, a versão apresenta características de design comuns, mas com uma pegada inteligente, pensado na funcionalidade, e não necessariamente em decorar o ambiente.

A carcaça de plástico deste roteador confere leveza, portanto você pode pendurá-lo na parede (há orifícios na parte de baixo para o uso de parafusos) ou posicioná-lo sobre qualquer superfície. Ele é bem compacto e tem espaço suficiente para acomodar todos os componentes internos sem apresentar problemas com temperaturas elevadas.

Seguindo o estilo do DIR-859, o modelo DIR-822 também traz os ícones de função na parte de cima. Quando ativados, eles brilham com LEDs na cor verde. Os elementos visuais de representação são simples e gravados em baixo relevo, algo que diferencia o produto do modelo mais top, que usa pequenas imagens na cor branca. Ficamos incomodados com o tamanho dos espaços luminosos, que são pequenos e de difícil visualização.

As conexões de rede (quatro portas do tipo LAN e uma do tipo WAN), o espaço para o cabo de energia e os botões ficam na parte traseira. Há duas antenas na parte de trás e uma em cada lateral. Elas não podem ser removidas, mas há ajustes de posicionamento.

Wireless excelente, mas conexão cabeada de 100 Mbps

Já faz tempo que os roteadores do tipo dualband estão no mercado, então isso não é exatamente uma novidade deste D-Link. O diferencial aqui é a possibilidade de transmissão simultânea de duas redes, algo que pode garantir ampla conexão para seus aparelhos.

O roteador DIR-822 utiliza o padrão 802.11ac (a tecnologia wireless de alta velocidade mais atual) e oferece transmissão de dados que consegue, teoricamente, alcançar até 1.200 Mbps, quando somamos as capacidades das bandas 2,4 GHz e 5 GHz.

Este roteador permite a configuração de dois SSDs, com senhas distintas para garantir mais segurança para seus dispositivos. O uso das duas bandas não causa qualquer prejuízo no sinal; aliás, pelo contrário, esta funcionalidade pode economizar energia e garantir sinais estáveis em algumas situações.

Apesar das características positivas para transmissões wireless, ficamos desapontados com as limitações no modo de operação via cabo. A D-Link configurou este aparelho para prover quatro conexões locais de 100 Mbps, o que é pouco para quem usa muito a rede ou pretende jogar online. Se você precisa de uma rede gigabit, talvez o DIR-859 seja mais adequado.

Configuração descomplicada

A configuração do D-Link AC1200 DIR-822 é muito rápida e simples. Basta ligar o cabo do modem ao roteador e ligar o PC no roteador para começar a usar. Todos os procedimentos são bem claros no manual do usuário, mas basta acessar o IP do roteador para realizar alterações tanto na rede cabeada quanto nas configurações wireless.

Em nossas verificações, tivemos alguns problemas nesse sentido, pois nossa rede já conta com outros roteadores e switches, o que fez com que o D-Link obtivesse um IP diferente do que estava informado no manual. Contudo, esse tipo de problema não deve ocorrer em redes mais simples, como as que são comuns em residências.

O painel de administração deste D-Link é idêntico ao do DIR-859 e muito similar ao que já vimos em outros modelos. Todas as configurações são bem claras, os menus são rápidos e as opções escondidas são poucas.

É moleza encontrar as principais funcionalidades e deixar sua rede protegida em poucos minutos. Os novos software da D-Link ainda contam com ferramentas para monitoria da rede, o que permite verificar a quantidade de dados trafegando em tempo real.

Testes de desempenho

Testes com roteadores são complexos, uma vez que eles dependem da conexão com a internet para retransmitir os dados, considerando aqui a análise de streaming e transferências de arquivos da web para a rede local.

Devido às instabilidades da internet, para conferir as capacidades de transmissão do D-Link AC1200 DIR-822, nós realizamos alguns testes práticos apenas em rede local, visando avaliar tanto a potência do sinal quanto o gerenciamento do dispositivo na hora de transmissões sem fio.

Nossa ideia é averiguar principalmente as transferências wireless, uma vez que já é mais do que comprovado que roteadores desse segmento conseguem suprir as necessidades em conexões cabeadas para residências.

Foram feitos testes com notebooks e smartphones. Abaixo, confira alguns resultados de nossas verificações:

  • Sinal de alta potência tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz.
  • Conexão estável com até duas barreiras para distâncias de até 30 metros.
  • Velocidade elevada (acima de 100 Mbps) para distâncias de até 20 metros com duas barreiras.
  • Velocidade impressionante (acima de 300 Mbps) para distâncias de até 20 metros sem barreiras.
  • Velocidade perfeita (acima de 600 Mbps) para distâncias de até 10 metros com uma barreira.
  • Alta capacidade para distribuir sinal para múltiplos dispositivos (testes realizados com seis aparelhos de tecnologias mistas).
  • Execução de vídeos em alta definição (Netflix e YouTube) em vários produtos simultaneamente (seis aparelhos usados).
  • Conexão funcional (velocidade máxima de 50 Mbps) com mais de três barreiras para distâncias de até 30 metros.

É importante ressaltar que os resultados não foram idênticos em todos os produtos, de modo que notamos diferenças por conta das diferentes capacidades dos aparelhos. Além disso, a reprodução simultânea apresentou variações de acordo com o uso da rede (tivemos resultados diferentes em alguns horários) e a conexão de internet (usamos uma conexão de 100 MB).

Vale a pena?

Assim como o D-Link AC1750 DIR-859, o modelo mais simples identificado como DIR-822 chega como uma boa solução para uso doméstico e empresarial. O sistema de quatro antenas deste aparelho se mostra tão robusto quanto o do modelo mais top, sendo que as tecnologias mais recentes estão presentes nesta versão.

Notamos que, mesmo com quatro antenas, o D-Link AC1200 DIR-822 não alcança os resultados do DIR-859, algo um tanto óbvio, já que a D-Link posiciona os dois produtos de forma diferente no mercado e não quer que o mais simples (o DIR-822) empate com o modelo mais robusto (o DIR-859).

Essa constatação, no entanto, não significa que o D-Link AC1200 DIR-822 seja de baixa qualidade. Muito pelo contrário, pois ele é um dos roteadores mais potentes que já testamos. O sinal atravessa várias barreiras e a qualidade de transmissão é excelente. A única coisa que desapontou foi a limitação nas conexões cabeadas.

Em questão de preço, o DIR-822 chama muito a atenção. Você pode encontrar o aparelho por valores que variam de 350 a 450 reais, algo que depende da loja e da forma de pagamento. O preço é muito convidativo, uma vez que ele é compatível com os mais recentes padrões e se mostra muito satisfatório para o uso em casa.

Obviamente, o investimento depende das suas necessidades; talvez, este não seja o produto ideal se você usa poucos aparelhos em casa ou não tem dispositivos compatíveis com redes de 5 GHz. No geral, acreditamos que a D-Link acertou em cheio ao disponibilizar mais uma excelente opção para o consumidor. Recomendamos o DIR-822!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.