O primeiro dia do mês de abril é marcado por fatos fictícios, boatos falsos e brincadeiras ilusórias. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as empresas de tecnologia, também, são bem humoradas e não perdem a oportunidade de criar comerciais malucos para ludibriar o público geek no Dia da Mentira. Confira as pegadinhas mais divertidas do mundo tecnológico.

Loja da Apple em casa

Os produtos da Apple são famosos por aglomerar pessoas em seus lançamentos. Pessoas dormem ao relento para serem as primeiras a adquirirem a geração mais recente do iPhone ou iPad. Aproveitando essa deixa, o site ThinkGeek criou uma forma de introduzir as crianças no ambiente “mágico” da Maçã: uma miniatura da Apple Store construída com peças do PLAYMOBIL™.

(Fonte da imagem: ThinkGeek)

A miniatura conta com quatro ambientes: o “cantinho” para crianças, o “bar” para gênios, a sala para demonstração dos aparelhos e o anfiteatro de apresentações, com a presença ilustre de Steve Jobs. São mais de 60 acessórios para a reprodução fiel das lojas da marca.

A fidelidade com o mundo real fica mais notória com a aquisição de “filas” no lado externo do local. O preço para o brinquedo fictício é de US$ 180, mais US$ 50 para a aglomeração de bonecos na porta do estabelecimento. Confira mais imagens da Apple Store Playset na galeria abaixo.

Gadget retrô

A tendência para qualquer gadget é a inovação, tanto no hardware como no visual. Entretanto, sempre existem aqueles usuários que preferem uma aparência mais retrô. Pensando nesse público, a empresa inglesa Spinning Hat trabalhou durante 16 meses para criar a Typescreen.

A bugiganga nada mais é que um acessório para o iPad que permite ao usuário retornar algumas décadas e “digitar” em uma máquina de escrever. A novidade para o tablet da Apple estaria licenciado pela marca, porém tem sua venda limitada – devido à escassez de matéria-prima. A parafernália pode ser adquirida por 35 libras no site da fabricante.

(Fonte da imagem: Spinning Hat)

De quatro para duas rodas

A Audi construiu sua marca fabricando carros com design elegante, moderno e inovador – além de utilizar motores potentes e tecnologia de ponta para dar aos motoristas a melhor experiência possível ao pilotar um veículo. No Dia da Mentira, a empresa resolveu mudar de estratégia e passou de chassis com quatro rodas para apenas duas.

(Fonte da imagem: Audi)

A bicicleta Duo conta com três linhas que possuem componentes de sua estrutura feitos em madeira. Essas peças não dão apenas um visual mais descolado, mas, também, oferecem maior segurança ao amortecer impactos, sem se tornar um veículo pesado. Outra característica da bicicleta da Audi é a utilização de materiais biodegradáveis, menos agressivos à natureza.

Olhar 3D

A tecnologia 3D está em alta. Salas de cinema, televisores, smartphones, tablets e consoles portáteis aumenta a experiência dos usuários durante seus momentos de entretenimento. A Toshiba anunciou mais um dipositivo espetacular: o Spectacle, o primeiro monóculo tridimensional do mundo.

Utilizando o que há de mais avançado em tecnologia 3D, o gadget japonês possui duas lentes triangulares polarizadas, as quais são fundidas em paralelo e envolvidas em carboneto de tungstênio, dando uma estrutura leve e durável ao dispositivo – pelo menos é isso que está descrito no hotsite do Spectacle. Espie o vídeo de divulgação da invenção:

As peripécias da Google

Sem dúvida, a Google foi a empresa mais bem humorada neste 1° de abril. Vários produtos da gigante de Mountain View ganharam novas aplicações, recursos e configurações um tanto quanto inusitadas.

Mudança de fonte

O mecanismo de busca da marca recebeu uma reformulação na fonte usada para exibição do conteúdo na página de resultados de pesquisa. A tradicional Comic Sans foi substituída pela Helvetica – um modelo de fonte tipográfica sem-serifa desenhada por Max Miedinger e Eduard Hoffmann.

Com a adoção dessa tipografia, o Google ganhou um visual mais despojado, com letras mais extrovertidas e leitura mais agradável. Clique aqui para conferir a nova aparência da ferramenta de pesquisa mais popular do planeta!

Teletransporte da China

Do outro lado do mundo, a Google tenta revolucionar a forma como os internautas interagem com a web. A multinacional anunciou que os navegantes chineses contam com um recurso capaz de transportá-los através do tempo e espaço!

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Com essa ferramenta em mão você poderia viajar pela história, buscando respostas mais precisas para os seus questionamentos. Todavia, a Google adverte que o viajante não pode carregar câmeras fotográficas, celulares ou tablets com câmeras. Isso porque qualquer retratação da linha temporal poderá causar mudanças inesperadas e problemáticas no presente ou futuro. Acesse a página chinesa do Google clicando aqui.

Anatomia bovina

Quem acompanha os lançamentos da Google deve ter se deparado com o Google Body Browser, um serviço online que exibe toda a estrutura do corpo humano – uma ótima ferramenta para as aulas de biologia. A novidade mais recente da empresa é o Google Cow.

Em vez de navegar pelos sistemas que constituem nosso corpo, neste produto da multinacional o usuário conhece mais de perto as vísceras de uma vaca. Entre os tecidos bovinos exibidos estão os ossos, veias e órgãos internos. Dê uma olhada nas funções do novo serviço da Google abaixo. Clique aqui para acessar a página do Google Cow.

Virais do século passado

A criatividade do pessoal da Google, melhor dizendo, do YouTube foi explorada ao máximo para a criação do vídeo comemorativo aos 100 anos de existência do serviço de hospedagem de vídeos da empresa.

A montagem apresenta os cinco virais que mais fizeram sucesso no ano de 1911, suposta data de criação do YouTube. Obviamente, a gravação não passa de uma brincadeira criada para o Dia da Mentira. Mas que ela rende boas gargalhadas, isso é fato!

Prepare-se para dar boas risadas e clique no botão “play” do vídeo seguinte.

Orkut ao pé do ouvido

Os usuários assíduos do Orkut vão adorar o aparato desenvolvido por Bhagwan Das (engenheiro de software da Google na Índia): o Earkut. O dispositivo deve ampliar consideravelmente a experiência dos “orkuteiros”. Isso porque ele avisa a pessoa quando alguém está visualizando seu perfil na rede social da empresa esquentando lhe a orelha.

O gadget consiste em um brinco auricular com um componente de cerâmica interno, que aquece ao receber sinais do site de relacionamento por meio de redes Wi-Fi. Assim, você fica sabendo que seu perfil está sendo visitado sem estar mexendo em um computador, smartphone ou tablet.

Email movimentado

Com o desenvolvimento de tecnologias que reconhecem movimentos e os transformam em comandos para equipamentos eletrônicos, os mouses e os teclados podem estar com os seus dias contados. Nesse contexto, a Google deixou para anunciar o Gmail Motion nesta sexta-feira – nós não sabemos se isso tem alguma relação com o Dia da Mentira.

Os entusiastas do Kinect podem se beneficiar desse mecanismo. Isso porque a nova ferramenta da empresa usa a webcam do notebook ou PC para captar os movimentos do usuário e codificá-los em comandos para o servidor de email. Além de jogar video game, você poderá manipular emails.