Shadow Ebike: bicicleta elétrica que recarrega seus gadgets

1 min de leitura
Imagem de: Shadow Ebike: bicicleta elétrica que recarrega seus gadgets

Fonte da imagem: Daymak

Fabricada pela empresa canadense Daymak Inc, a Shadow Ebike é a primeira bicicleta elétrica totalmente sem fio a ser fabricada. Em vez de optar pelo uso de fios elétricos tradicionais para controlar o motor e o freio do veículo, o desenvolvedor optou por livrar o usuário de qualquer problema de conexão.

Para tornar isso possível, uma frequência sem fio de 2,4 GHz é usada como forma de estabelecer comunicação entre os diversos componentes da bicicleta. Por exemplo: quando se deseja desacelerar o veículo, é enviado um sinal até as rodas que aciona um freio magnético. O mesmo tipo de comunicação acontece ao virar o guidão ou acionar os pedais.

Os fios existentes ficam todos concentrados na roda frontal do veículo, junto ao motor, bateria de íon-lítio e o controle wireless geral. Outra característica da roda, não encontrada em nenhuma bicicleta convencional, é uma conexão USB. Através dela, o usuário pode usar a energia acumulada durante as pedaladas para recarregar seus gadgets – o resultado é uma diminuição na conta de energia e um meio-ambiente mais limpo.

Fonte da imagem: Daymak

A Shadow Ebike possui um motor elétrico de até 350W, e vem equipada com uma bateria de íon-lítio de 10AH, suficiente para percorrer entre 20 a 25 quilômetros sem recarga. Caso o usuário auxilie o trajeto com pedaladas, o rendimento pode alcançar entre 35 e 40 quilômetros. O tempo de carga médio do veículo fica entre 4 a 5 horas, e ao todo a bateria possui 800 ciclos de vida.

Segundo a Daymak, as versões futuras da Shadow Ebike prometem integração com smartphones e até mesmo desktops – tudo isso cortesia da tecnologia Wi-Fi empregada em sua fabricação. Porém, ainda não há previsão de quando modelos com essas novidades devem chegar ao mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.