Uma das estruturas mais curiosas que o ser humano conhece chama-se Gota do Príncipe Rupert, ou Prince Rupert’s Drop. Trata-se de um pedaço de vidro no formato de uma gota que tem uma parte praticamente indestrutível e outra superfrágil. Isso acontece pelo modo como esse item é fabricado, e a física desvenda o mistério para a gente.

Quando derramamos vidro derretido dentro de um recipiente com água fria, ele solidifica-se em altíssima velocidade formando um objeto em forma de gota. Acontece que, pelo contato com a água, a parte arredondada da gota endurece primeiro na superfície enquanto seu núcleo continua derretido e expandido. Quando finalmente a parte interna fica sólida, a estrutura externa recebe uma grande pressão e adquire uma dureza impressionante, capaz de aguentar marteladas fortíssimas.

Ponto fraco

Porém, a parte mais fina da gota não é espessa o suficiente para que a superfície endureça antes de seu miolo e, assim, torna-se extremamente frágil. Qualquer pancada mais forte faz com que o objeto como um todo não apenas se quebre em pedaços, mas exploda lançando cacos de vidro para todos os lados.

No vídeo, podemos ver o processo de criação da Gota do Príncipe Rupert, as tentativas de quebrá-la pela parte espessa e como ela explode com pouca força aplicada na área fina. No entanto, o mais impressionante é quando podemos ver o processo de destruição em imagens com até 130 mil fps. Confira no vídeo as belíssimas consequências desse efeito curioso.

Cupons de desconto TecMundo: