Fã de Alan Turing cria máquina Enigma de pulso

1 min de leitura
Imagem de: Fã de Alan Turing cria máquina Enigma de pulso

Um verdadeiro fã de computação e de história decidiu homenagear essas duas paixões em um único objeto. Assim surgiu a ideia de criar uma máquina Enigma de pulso que você pode ver no vídeo logo acima deste parágrafo — publicado pelo dono do canal asciimation. Depois de visitar o museu Bletchey Park (Reino Unido) e conhecer mais sobre a história de Alan Turing, ele resolveu botar em prática alguns planos bem audaciosos.

Visando aprender mais sobre os computadores utilizados para a criptografia na Segunda Guerra Mundial, ele recriou uma máquina Enigma — aquela usada pelos alemães para codificar mensagens — com três rotores. Com isso, ele pretende entender tanto o funcionamento do sistema de criptografia quanto o de decriptação da máquina Bombe. O mais legal de tudo é que ele decidiu usar tudo isso em uma interface de pulso similar a um smartwatch.

Você pode conferir mais sobre o funcionamento desse sistema por este link, que mostra todo o processo de construção do relógio Enigma. Agora, o criador do projeto pretende vender o Enigma por US$ 10 mil. Com metade desse dinheiro, ele pretende voltar para o Bletchey Park para conhecer ainda mais os projetos de Turing — como a máquina Bombe de decriptação — e doar outros US$ 5 mil para o museu.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.