App é a palavra do ano para os americanos

1 min de leitura
Imagem de: App é a palavra do ano para os americanos

App é eleita a palavra do ano pela ADS

Fonte da imagem: American Dialect Society

A American Dialect Society (ADS – Sociedade Americana de Dialetos) estuda o uso e a influência dos termos em língua inglesa, outros idiomas e dialetos na cultura da América do Norte. Na sexta-feira (7), amadores e acadêmicos que compõem a sociedade se reuniram para eleger “App” como a mais notável entre as palavras de maior destaque durante o ano de 2010.

A eleição se dá em uma sala, com as palavras projetadas para todos os presentes, que então advogam em favor do termo favorito. Uma das justificativas mais eficientes para defender “App”, a contração de “application” (aplicativo), como merecedora do título foi de uma jovem da plateia que disse “até minha avó já usa essa palavra”.

Outras palavras que ganharam reconhecimento dentro de suas categorias incluem a onomatopeia “nom” (significando comer, mastigar) na categoria de “mais útil”, “culturomics" (estratégia de pesquisa da Google) como “fracasso mais provável“ e – para a felicidade do pessoal do Minha Série – “Gleek” (combinação do seriado Glee com o termo geek) como a palavra de fãs favorita, derrotando os “Beliebers” (“believer” – quem acredita – combinada a  Justin Bieber) e os “little monsters” (monstrinhos) de Lady Gaga.

Em paralelo ao evento da ADS, a American Name Society (ANS – Associação Americana de Nomes) elegeu “Eyafjalljökul”, o nome do vulcão islandês que entrou em erupção e despejou cinzas por toda a Europa, como o nome do ano.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.