Como é feito o plástico-bolha? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como é feito o plástico-bolha? [vídeo]

Você pode comprar uma nova televisão para o seu quarto ou um refrigerador para a sua cozinha... Há 99% de chances de que o produto chegue na sua casa embrulhado em uma generosa camada de plástico-bolha — uma das únicas tecnologias existentes na Terra e que é capaz de fazer com que você abandone o novo eletrônico, porque apertar as bolhinhas é mesmo muito legal.

Mas você já parou para pensar em como é o processo de confecção daquelas enormes folhas de plástico? O vídeo que trouxemos acima deste texto mostra exatamente isso. Produzido pela Sealed Air — a empresa que possui as patentes do plástico-bolha em todo o mundo —, o material mostra diversos detalhes da criação. Se você quiser alguns detalhes em português para o vídeo, confira logo abaixo.

Da resina à bolha

O plástico-bolha começa como uma resina de polietileno de baixa densidade. Com a ajuda de um equipamento chamado “Extrusora”, a temperatura é elevada e a resina passa a se mostrar na forma líquida. Sendo direcionada até um cilindro especial, a resina é então transformada em duas camadas de plástico muito finas e com uma pequena quantidade de ar presente entre elas.

Depois dessa etapa, as camadas são levadas até tambores que possuem um formato próprio para o processo do plástico-bolha. As folhas de plástico são anexadas a esses tambores giratórios — que apresentam diferentes padrões de furos, de acordo com os fins propostos — e então métodos de sucção são aplicados para que a camada superior dos plásticos seja puxada para os furos. É assim que as bolhas são compostas.

Depois de tudo isso, ainda são aplicadas as camadas inferiores de um modo que o ar fique armazenado dentro de cada bolha e não escape para o plástico. Então é só fazer o selamento dos materiais e encaminhar os enormes rolos de plástico-bolha para a indústria, que irá utilizar o material para proteger equipamentos dos mais diversos tipos.

Gostou de saber como funciona o processo? Certamente assistindo ao vídeo você vai gostar ainda mais de conhecer tudo isso. Só temos certeza de que você ainda vai achar que estourar as bolhinhas ainda é muito melhor!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.