Casa de Svein Nordahl (Fonte da imagem: Reprodução/The Wall Street Journal)

Quando se fala em lugares com conexões velozes, muitos logo pensam em grandes centros tecnológicos e coisas do gênero. Porém, para a pequena cidade de Bjørndalen, localizada numa área remota do arquipélago de Svalbard, essa é uma realidade graças ao empenho de um homem. 

De acordo com o site do The Wall Street Journal, Svein Nordahl, um habitante da cidade que se considera fã de tecnologia, deu início a uma campanha para instalar conexões de fibra óptica e 4G no local ao descobrir que uma empresa chamada Telenor estava ampliando sua linha de atuação para Svalbard. 

Após saber da notícia, Nordahl conversou com os habitantes locais e conseguiu a adesão de 42 deles, que assinaram uma petição. Com o documento em mãos, o morador de Bjørndalen entrou em contato com a empresa, que permitiu “que ele mesmo instalasse todo o cabeamento na vila”. E foi o que ele fez. 

Com o apoio de outros habitantes, Nordahl fez todas as instalações pelo local e obteve um resultado certamente melhor do que o esperado. A cidade, que é controlada pela Noruega, agora possui uma internet de 10 a 20 vezes mais rápida que no restante do país – a prova de que, com boa vontade, é possível realizar feitos impressionantes.

Cupons de desconto TecMundo: