Quando se pensa em blockbusters hollywoodianos, é difícil não associá-los ao uso de efeitos especiais, muito dos quais empregam animações fluidas que levam meses para serem renderizadas por computadores poderosos. No entanto, graças à inventividade de Yusuke Endoh, até mesmo seu PC antigo pode rodar algumas animações mais complexas — contanto que todas elas sejam feitas em ASCII.

Através de sua conta no YouTube, Endoh demonstra como simples caracteres podem ser usados para formar animações que reproduzem o movimento do mar ou o movimento da areia caindo em uma ampulheta. Apesar de o visual estar muito distante do que vemos no cinema, o fato de as criações poderem rodar no hardware de uma simples calculadora é algo impressionante por si só.

Para conferir mais do trabalho do programador, é possível acessar seu canal no YouTube no qual outros experimentos estão publicados. Além disso, em seu site oficial Endoh explica muitas das técnicas e códigos que ele usa para chegar ao resultado final exibido em seus vídeos.

Cupons de desconto TecMundo: