Museu americano disponibiliza modelos históricos para impressão 3D

1 min de leitura
Imagem de: Museu americano disponibiliza modelos históricos para impressão 3D

(Fonte da imagem: Reprodução/Smithsonian Institute)

Você já ouviu falar no Smithsonian Institute? Trata-se de um instituto educacional que faz parte de um complexo de museus muito conhecidos dos Estados Unidos. Ao todo, são 19 museus diferentes, que se somam a nove prédios dedicados à pesquisa. Segundo o site do Smithsonian Institute, ainda existem mais 181 museus afiliados, fazendo com que o acervo do instituto chegue aos 137 milhões de exemplares (entre objetos, trabalhos de arte e espécimes).

E não contente em ser um dos melhores centros dedicados à ciência dos Estados Unidos, o Smithsonian Institute ainda está trazendo uma novidade bem interessante. Estamos falando do Smithsonian X 3D, que traz uma coleção online que pode despertar o interesse de diversos tipos de pessoas — mas principalmente daquelas que são apaixonadas por modelagem e impressão 3D.

Isso acontece porque o Smithsonian X 3D é um projeto de escaneamento tridimensional de objetos que são parte do acervo dos museus, criando arquivos que podem ser acessados gratuitamente por qualquer pessoa. E esses arquivos possuem compatibilidade com impressoras 3D de diversos tipos, garantindo que os usuários possam imprimir seus modelos em suas próprias casas.

Você pode conferir o catálogo de modelos a serem baixados por este link. Há uma enorme variedade de opções disponíveis: espécimes de animais, flores, fósseis e esqueletos de animais extintos, embarcações, aviões, faces e obras de povos antigos. Os downloads acontecem de maneira gratuita, mas exigem que seja feito um rápido registro no Smithsonian Institute antes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.