Há pouco mais de 23 anos, ia ao ar na TV Cultura a primeira reportagem feita em território nacional que tinha como tema os vírus de computador. Algo conhecido por todos que navegam pela internet, na época essas pragas tecnológicas estavam restritas a poucas empresas, centros de pesquisa e instituições bancárias capazes de pagar o alto preço cobrado por uma máquina na época.

No caso, a reportagem falava sobre o vírus Michelangelo, que entrava em ação no dia 6 de março, aniversário do artista consagrado. Caso ele estivesse presente em um computador, o software era capaz de apagar todos os dados gravados em um disquete, mídia de armazenamento desconhecida por muitos de nossos leitores.

O mais interessante do vídeo é perceber o quanto nossa familiaridade com o assunto cresceu com o passar dos anos, e as mudanças de terminologia que ocorreram nesse período. Antivírus, por exemplo, eram chamados “imunizadores”, enquanto o processo de remoção de vírus era conhecido como “aplicar a vacina” — nada muito estranho para um período de tempo no qual HDs eram conhecidos pelo nome “Winchester”.

Cupons de desconto TecMundo: