Devoção perigosa: fãs de Justin Bieber se cortam após boato sobre uso de drogas

1 min de leitura
Imagem de: Devoção perigosa: fãs de Justin Bieber se cortam após boato sobre uso de drogas

(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)

Você deve se lembrar de quando o 4chan criou um boato de que Justin Bieber estava com câncer e pediu para que garotas de todo o mundo raspassem seus cabelos em apoio ao cantor — um fato que ficou conhecido como “Bald for Bieber” (Careca por Bieber). Agora, algo parecido está acontecendo, mas as consequências estão sendo muito mais perigosas do que um simples corte de cabelo.

Se aproveitando do boato de que Justin Bieber estaria fazendo o uso de drogas ilícitas — o que poderia levá-lo à morte em pouco tempo —, membros do 4chan lançaram uma campanha perigosa. Utilizaram fotos falsas para dizer que eram jovens garotas cortando os próprios pulsos para fazer com que o cantor pop ficasse sensibilizado. Em geral, diziam que só parariam quando Bieber deixasse as drogas — lançando a hashtag #CutForBieber (Corte por Bieber) no Twitter.

Várias garotas acreditaram na farsa e começaram a se cortar, postando fotos para mostrar o resultado. Apesar da adesão de alguns, a grande maioria das pessoas não acreditou e também há várias fotografias satirizando o ocorrido — o que inclui pessoas cortando folhas de papel e usando a hashtag. Mesmo assim, é importante deixar claro que trata-se de uma farsa e que cortar os próprios braços é uma atitude muito perigosa.

Apelo pessoal de Justin Bieber

Pelo Facebook, o 4chan publicou uma captura de tela que mostra um tweet de Justin Bieber. Na mensagem, o cantor diz: “Não se corte ou se machuque de nenhuma maneira, por favor. Isso é um boato do 9gag. Minha equipe jurídica está trabalhando nisso agora mesmo. Continuem fortes”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)

Não sabemos se essa mensagem é verdadeira, pois, após buscar no perfil pessoal de Justin Bieber, não encontramos nada. Uma explicação poderia ser o fato de que Bieber culpa o 9gag pelo ocorrido, quando a suposta autoria do boato seria do 4chan. Assim que percebeu o erro, ele teria apagado a mensagem. Independente disso, a lições que ficam nessa história são: cuidado com os boatos na internet e, principalmente, não se machuque por outras pessoas.

[Atualizado]

Novos rumores no Twitter apontam para possíveis mortes causadas pelos cortes. Há informações de que alguns adolescentes teriam cortados os próprios pulsos de uma maneira muito profunda, causando hemorragias irreversíveis. Ainda não há confirmação do ocorrido, mas isso reforça os riscos gerados pelo caso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.