Veja a época em que 1 TB equivalia ao tamanho de uma geladeira

2 min de leitura
Imagem de: Veja a época em que 1 TB equivalia ao tamanho de uma geladeira

IBM RAMAC 350, o primeiro disco rígido do mundo (Fonte da imagem: Reprodução/RAMAC Restoration Website)

Hoje em dia, armazenamento de dados é certamente o menor de seus problemas no que diz respeito a sua vida digital. Além de poder apelar para servidores na nuvem como o Dropbox ou Google Drive, você pode perfeitamente andar por aí com 128 GB no seu bolso – em um pendrive – ou até mesmo 1 TB em sua mochila – em discos rígidos externos.

Porém, as coisas nem sempre funcionaram assim. Acredite ou não, houve uma época que caso você quisesse ter 1 TB em arquivos no seu computador, você precisaria, no mínimo, reservar boa parte do seu quarto para acomodar o HD. Mobilidade? Nem pensar, a menos que você tivesse plenas condições de utilizar um caminhão ou carreta para transportar toneladas de discos amontoados.

Veja abaixo alguns “antecessores” dos HDs que conhecemos hoje e confirme que nós não estamos exagerando.

(Fonte da imagem: Reprodução/Pingdon)

IBM RAMAC 350

O grandão da foto acima é o IBM Model 350, o primeiro disco rígido do mundo, apresentado em 1956. Ele era composto por nada menos do que 50 discos de 61 cm cada um. Juntos, esses discos podiam armazenar cerca de 4,4 MB de arquivos, e a velocidade de transferência era de apenas 8,8 mil caracteres por segundo.

Como é possível notar, o transporte desse aparelho desengonçado não era nada fácil, assim como seu acomodamento. Imagina quantos desses seriam necessários para guardar todos os seus arquivos?

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Foundation)

Dysan Removable Disk Pack

Um pouco menor, mas ainda longe do que estamos acostumados, o Dysan Removable Disk Pack (1970) trazia 11 discos de 35,5 cm cada e conseguia armazenar um total de 200 MB. Isso quer dizer que, para completar 1 GB, seriam necessários pelo menos sete unidades deste disco.

E sim, você está fazendo as contas certas: como 1 TB equivale a 1024 GB, você precisaria de 7168 unidades do Dysan para armazenar todas aquelas fotos, músicas, vídeos e jogos que estão aí no seu PC. Pensando bem, um cômodo ainda é pouco espaço, não concorda?

IBM 3380

(Fonte da imagem: Reprodução/IBM Archives)

Já o aparelho mostrado na imagem acima é o IBM 3380, o primeiro HD com armazenamento em gigabytes da história, lançado em 1980. Esse “monstro” tinha o tamanho de uma geladeira, pesava aproximadamente 250 kg, custava US$ 40 mil e armazenava 2,52 GB.

Fazendo as contas, podemos concluir que seriam precisos “apenas” 407 unidades do IBM 3380 para atingirmos 1 TB (1024 GB), provavelmente sendo necessário um enorme salão para acomodar tudo isso. Melhor nem pensar muito no preço final de toda essa compra...

.....

Após voltar no tempo e ver como era difícil armazenar meros 200 MB, é fácil parar de reclamar do peso daquele HD portátil na mochila, não é mesmo?

Fonte: IBM, CED Magic, MacNN, Wikipedia

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.