Ovelhas ganham sistema de SMS para avisar sobre ataques de lobos

1 min de leitura
Imagem de: Ovelhas ganham sistema de SMS para avisar sobre ataques de lobos

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Pastores da Suíça estão testando um novo projeto que promete salvar a vida de muitas de suas ovelhas. Ele consiste em equipar os animais com sensores de batimentos cardíacos, fazendo com que sejam emitidos alertas automáticos para os celulares dos responsáveis sempre que ocorrer alguma situação de ameaça – como quando lobos e outros animais se aproximam.

Com o ritmo cardíaco sendo elevado, o sistema identifica o stress das ovelhas e envia um SMS para um número pré-cadastrado, informando a situação – nesse momento, os pastores podem acionar outra pessoa ou verificar a situação. Em testes com outros animais presos a coleiras, foi constatado que a presença de lobos é identificada rapidamente pelo sistema, o que pode evitar a morte de várias ovelhas.

Os próximos passos do projeto vão visar a criação de um mecanismo automático de dispersão dos lobos. Ainda não há informações detalhadas sobre as formas como a tecnologia será aplicada, mas o mais provável é que isso seja feito com a emissão de sons ou sprays de alguma substância que afaste os predadores. Não há qualquer informação sobre o início da aplicação comercial do projeto.

Fonte: The Verge e PhysOrg

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.