Navio vertical completa 50 anos no mar

1 min de leitura
Imagem de: Navio vertical completa 50 anos no mar

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC News)

Como forma de comemoração por 50 anos na ativa, pesquisadores estadunidenses produziram recentemente um vídeo demonstrativo para um “navio vertical”. Com mais de 100 metros de comprimento, a embarcação, intitulada FLIP (Floating Instrument Plataforma), é capaz de inundar parte do seu interior para, literalmente, navegar na vertical.

O vídeo rodado nas águas do Pacífico ainda mostrou as instalações características do navio. De fato, banheiros, cozinhas e demais instalações possuem duas “versões” simultâneas separadas por um ângulo de 90° — com mobiliários para ambas as configurações de viagem do barco, incluindo camas, pias, condimentos etc.

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC News)

O controle da angulação da plataforma ocorre por meio do bombeamento de 700 toneladas de água para dentro de compartimentos específicos de um dos lados — enquanto o outro é preenchido com ar atmosférico. Com sua arquitetura característica, o FLIP permite a realização de estudos acústicos, meteorológicos e oceanográficos — com foco, por exemplo, na interação entre ar e água.  Para mais excentricidades tecnológicas, fique ligado no Tecmundo.

Fonte: BBC News

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.