Como realmente funciona um micro-ondas? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como realmente funciona um micro-ondas? [vídeo]

O micro-ondas é o melhor amigo dos que não gostam de cozinhar, mas que nem por isso deixam de ter uma fome de leão. Contudo, entre uma lasanha e um pacote de pipoca, você já parou para pensar em como realmente o eletrodoméstico funciona?

Se você quiser simplificar essa explicação, podemos dizer apenas que, por meio das ondas geradas por ele, o aparelho chacoalha as moléculas de água presentes no seu alimento, fazendo-as mover-se para frente e para trás com muita velocidade. Esse atrito resulta em sua comida sendo aquecida.

Quem cria essa reação é um equipamento presente dentro dos micro-ondas, chamado de Magnetron. Ele é uma espécie de “tubo de vácuo” que cria as radiofrequências responsáveis pelo aquecimento ou cozimento da sua refeição. Elas, por sua vez, são levadas por um pequeno canal até a câmara de aquecimento, o grande compartimento do seu aparelho.

No entanto, é claro que o funcionamento é bem  mais complexo. E, para contar como tudo funciona, um engenheiro norte-americano criou um vídeo para o YouTube, explicando de forma didática como a “mágica acontece”.

Para conseguir visualizar as legendas do filme em português, você pode lançar mão da ferramenta de tradução instantânea da Google. Para isso, clique no vídeo para acessá-lo diretamente no YouTube. Em seguida, aperte no botão “CC”, na barra de ferramentas do player. Ali, clique em “Traduzir legendas” e,  por fim, selecione a alternativa “Português – Português”.

Fonte: HowStuffWorks, Engineer Guy e Gizmodo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.