Como matar o tempo de forma criativa – vol. 2

5 min de leitura
Imagem de: Como matar o tempo de forma criativa – vol. 2

A internet é um meio muito eficaz de drenagem de tempo — inclusive o tempo que você não tem a perder! Afinal, quem nunca adiou fazer algo importante para ficar jogando um game online, ou mesmo para entrar e interagir nas redes sociais?

Apesar de não ser interessante gastar na internet mais tempo do que você poderia, existem horas em que você realmente não tem nada para fazer. Nesses momentos, porém, parece que a rede está vazia. Nada de novo no Facebook e Twitter, ninguém online nos seus messengers, nenhum vídeo interessante no YouTube... O que fazer quando isso acontece?

Para salvar você do tédio, nós separamos alguns sites interessantes e curiosos, que podem até não possuir uma função muito clara, mas tem o poder de distrair você durante horas. Mas tome cuidado, por que a lista a seguir promete fazer você perder bastante tempo na frente do computador! Clique nos subtítulos para acessar cada um dos sites.

Bio-Bak

Ilustrações com cores vibrantes e várias possibilidades de interação. (Fonte da imagem: Reprodução/Bio-bak)

Nada melhor para encabeçar essa seleção do que um dos sites mais inusitados de toda a internet. O Bio-Bak é uma página completamente experimental na qual você pode passear por um universo que não faz o menor sentido, interagindo com os seus elementos.

A integração entre som e imagem é muito bem feita — quando você está se aproximando de algum objeto que faz barulho, o volume fica mais alto, e é possível até perceber para qual lado ele está.

Donnie Darko

O site traz uma trilha sonora de suspense e enigmas intrigantes. (Fonte da imagem: Reprodução/DonnieDarkoFilm)

Donnie Darko é um clássico do cinema, e o seu site pode ser considerado uma das melhores páginas dedicadas a um filme. Isso é tão verdade que, mesmo depois de anos após o seu lançamento, o site ainda permanece ativo.

O tom macabro do filme também dá as caras no site, que é, basicamente, um jogo. Mas não espere nada convencional. A trilha sonora é carregada de suspense e as perguntas e pistas estão escondidas entre os símbolos espalhados pela janela. Curta a viagem e descubra todo o mistério desta página impressionante.

Infinity Oz

Viaje pelo intrigante mundo de Tin Man. (Fonte da imagem: Reprodução/SyFy)

O canal americano SyFy criou um incrível site para a sua série baseada no Mágico de Oz, chamada Tin Man. Você pode viajar em linha reta por um universo completamente surreal que vai se abrindo e se transformando de uma maneira maravilhosa.

O que se esconde no interior de uma lanterna de carro? Se segredos podem estar guardados em um outdoor no meio da estrada? Controle a velocidade da animação e veja cada detalhes escondido nesta viagem surreal.

Wonka NerDoodler

Divirta-se criando desenhos com as balinhas Nerds. (Fonte da imagem: Reprodução/Wonka)

Os Nerds são balinhas que misturam doce e azedo, produzidas pela Wonka. No site oficial do produto existe um joguinho bastante divertido, no qual você pode criar paisagens e desenhos abstratos utilizando esses deliciosos docinhos.

Basta escolher uma cor e clicar na tela para que alguns Nerds caiam da caixa. Com dois cliques, eles começam a cair sem parar. Preencha a tela com as bolinhas coloridas e tente formar desenhos e paisagens coloridas. A música que toca no site lembra bastante o estilo do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, que mostra uma fábrica imaginária dos chocolates Wonka.

Soy Tu Aire

Desenhe uma música em tempo real, movendo o mouse para criar um traçado. (Fonte da imagem: Reprodução/Labuat)

Se prepare para uma das experiências mais bonitas da internet. Neste site, que mistura flash, música e arte, uma canção é tocada e você precisar “dançar” com o mouse, pintando a sua tela de acordo com os sons que você ouve.

É muito fácil e divertido, e você pode assistir a sua “composição” depois que a música acaba. Para que os efeitos visuais sejam melhores, o tamanho do pincel muda automaticamente de acordo com as batidas da canção, e alguns elementos extras são adicionados para enriquecer ainda mais a experiência.

Neon Bible

Enquanto o vocalista canta, você pode interagir com o seu rosto e mãos. (Fonte da imagem: Reprodução/Arcade Fire)

Este site, na verdade, é um clipe interativo da banda Arcade Fire. Eles não são os primeiros a fazerem isso, mas o resultado dessa experiência é ótimo! Você pode controlar as mãos do cantor, jogando bolinhas pelo espaço, enchendo a janela de água e muito mais.

Para interagir com os elementos da música você pode clicar com o mouse nas mãos ou no rosto dele, e em algumas vezes, o simples fato de mover o cursor já é uma interação. Jogue quantas vezes você quiser ou até enjoar da canção que, para falar a verdade, é um pouco repetitiva e pode cansar.

Incredibox

Crie a sua música e desbloqueie os sons especiais (Fonte da imagem: Reprodução/Incredibox)

Esse site é um dos melhores da lista, e com certeza um dos que vai fazer você perder mais tempo. O Incredibox é uma caixinha de música na qual você monta a canção. Arraste os ritmos para os bonequinhos e veja a sua composição ganhar vida. É muito fácil de criar e, como você vai perceber, todos os ritmos, melodias e elementos ficam bons juntos.

Você pode jogar a primeira versão também, porém os sons e efeitos da segunda são muito melhores e mais bem feitos. Em cada uma delas existe três desafios, que devem ser cumpridos para desbloquear trechos especiais que vão deixar a sua composição ainda mais interessante.

Record Tripping

Música e diversão em um joguinho bem diferente do comum. (Fonte da imagem: Reprodução/Bell Brothers)

Um joguinho que mistura música, fala, raciocínio e agilidade. Utilize o scroll e o clique do mouse para conseguir completar vários desafios ao longo das fases, enquanto você controla, da mesma maneira, a música que está sendo tocada.

Este site é uma criação artística dos irmãos Bell e rendeu inclusive um prêmio na web para os dois rapazes. O único detalhe que poderia ser melhorado é a voz da mulher falando o tempo inteiro. Quem sabe, se fosse apenas uma música, este joguinho seria ainda melhor.

Escape Motions

Divirta-se com vários joguinhos e animações bastante criativos (Fonte da imagem: Reprodução/Escape Motions)

Este último é, quem sabe, o melhor de todos. Neste site estão reunidos vários joguinhos interativos para você se divertir por horas! Desenhe com chamas, encha uma pagina de água, óleo e espuma, brinque com o vento em uma saia e muito, muito mais!

Prepare-se para gastar várias horas jogando e criando com essas ferramentas experimentais que misturam diversão, arte, física e interatividade. É preciso ter a última versão do Java instalada no seu computador para conseguir abrir os games e sandboxes.

Se você gostou desta lista e quer mais opções para se divertir, acesse este artigo, que contém mais 11 sites e serviços — a maior parte sem muita utilidade aparente, mas que prometem manter você bem longe do tédio de uma maneira bastante criativa!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.