Apesar do nome “máquina de Rube Goldberg” parecer estranho à primeira vista, você provavelmente já viu alguma: elas são aqueles aparelhos engenhosos que percorrem uma série de situações até atingir um objetivo final, como uma bolinha que passa por vários locais até derrubar um alvo, por exemplo. O próprio Tecmundo já publicou outro vídeo sobre uma engenhoca parecida.

Mas a máquina do vídeo acima é especial: ela não é só uma das mais incríveis que você já viu, mas também a dona do recorde de “a maior máquina de Rube Goldberg” do mundo. Construída pela Purdue Society of Professional Engineers, que detinha também o recorde anterior, a invenção leva 300 passos e muitas maluquices apenas para encher e estourar um balão de festa.

De acordo com o Dvice, foram necessárias mais de 5 mil horas de trabalho para montar todas as transições, que envolvem espremer frutas, fazer torradas e apontar um lápis. Para abrigar tantos objetos, uma plataforma especial foi criada para alternar entre os cenários, que terminam no estouro do balão – e no alívio dos envolvidos no projeto, já que tudo funcionou como deveria.

Cupons de desconto TecMundo: