Quando precisamos encontrar sites sobre um assunto específico, perguntamos ao Google. Mas quando o assunto são respostas para perguntas simples ou levantamento de dados acerca de um tema qualquer, o Wolfram Alpha se mostra muito eficaz. Liberado para o público em maio de 2009, o site conquistou geeks e viciados em informações, além, é claro, de ser usado como fonte de consulta de uma “personalidade”: Siri, a assistente pessoal do iPhone 4S.

Por mais confuso que pareça no início, o Wolfram Alpha pode ser muito útil. Por isso, listamos abaixo algumas formas de usar o site no dia a dia.

1. Comparando informações

É possível traçar comparações entre dois termos colocando, entre eles, a partícula “vs”. Caso você deseje saber como São Paulo e Curitiba se diferem, por exemplo, basta acessar o Wolfram Alpha e pesquisar por “Curitiba vs São Paulo”, sem as aspas. Entre as informações retornadas, estão a população total das capitais, a distância entre elas e até as condições climáticas atuais, como temperatura, umidade e velocidade do vento.

Também é possível comparar websites, como “google.com vs bing.com”, por exemplo. Nesse caso, o site exibe os impressionantes números de visualizações diárias das páginas, sendo que o Google supera o Bing em mais de 8 bilhões de visitas por dia.

E não deixe de tentar comparações mais inusitadas, como frutas, séries de TV (Game of Thrones vs Fringe), super-heróis (Superman vs Batman), idiomas (english vs portuguese) e até mesmo piadinhas da era da internet (pirates vs ninjas).

2. O que você está comendo?

Está fazendo regime? Pois o Wolfram Aplha pode dar uma força. Para saber os valores nutricionais de um alimento, basta digitar o nome da comida no mecanismo de conhecimento computacional. Caso você informe mais de uma refeição, o sistema criará uma comparação entre elas. Dessa forma, fica mais fácil decidir o que comer. Exemplo de uso: “pizza”; “pears strawberry”; “Doritos” etc.

3. Matemática avançada

Se você estiver sem uma calculadora por perto e caso os recursos matemáticos do Google não sejam o suficiente, recorra ao Wolfram Alpha. Os resultados do site são repletos de informações adicionais, como gráficos, comparações e representações alternativas do mesmo resultado. Essencial para estudantes e profissionais da área.

Experimente, por exemplo, visualizar o número de Pi com mil casas decimais (pi to 1000 digits), visualizar poliedros (dodecahedron) ou traçar o gráfico de funções (plot x^3 - 6x^2 + 4x + 12).

4. Descobrir sua localização

Não sabe em que cidade você se encontra? Busque “Where am I?” no Wolfram Alpha e descubra sua localização. E se quiser garantir que aquela gatinha da internet não mente sobre onde ela mora, basta digitar o IP da moça no site para saber de vem a conexão.

5. Quanto falta para o feriado?

Quer saber quantos dias faltam para chegar o Natal? Basta pesquisar por “days untill Christmas”. Importante notar que, como esse é um feriado religioso, o site também dá a opção de consultá-lo sobre o ponto de vista de outras vertentes cristãs, como a da Igreja Ortodoxa ou Apostólica Armênia.

O truque também funciona com datas. Para descobrir quanto falta para 16 de junho, por exemplo, digite “days untill 06/16”. Lembre-se de que, no formato americano de datas, o mês vem antes do dia. Muito mais prático do que contar na folhinha.

6. Criação de senhas seguras

Seja na hora de configurar uma conta para o computador ou de se cadastrar em um serviço online, uma senha difícil de ser descoberta torna seus dados muito mais seguros. E até nisso o Wolfram Alpha pode ajudar. Basta dizer a ele a quantidade de dígitos que a senha deve possuir. Exemplo: “8 characters password”.

7. Índice de massa corporal

Acha que está acima ou abaixo do peso? Que tal usar o Wolfram Alpha para calcular seu índice de massa corporal? Para isso, basta escrever “body mass index” no campo de busca e pressionar Enter. Em seguida, informe no formulário o seu peso atual (“body weight”) e sua altura (“height”). Em seguida, clique no botão laranja com um sinal de igual, logo ao lado dos campos de texto.

8. O segredo das palavras

Quem quiser ser o mais novo campeão de Wordfeud ou Scrabble também pode pedir ajuda para o Wolfram Alpha. A partir da caixa de pesquisa, é possível solucionar anagramas (“anagrams trace”, por exemplo) e estipular regras para a criação de palavras, como definir as letras que devem constar no início delas (“words starting with eco”).

Também é possível usar o serviço online para consultar a definição de palavras (“word bottle”, por exemplo), como se fosse um dicionário inglês-inglês. Além disso, há recursos de tradução. Experimente, por exemplo, o seguinte comando: “bottle in portuguese”. Também é possível converter uma palavra para vários idiomas ao mesmo tempo. O comando “translate beauty”, por exemplo, mostra o resultado em português, mandarim, hindi, espanhol e russo.

9. Quão comum é o seu nome?

Quer saber se o seu nome é comum demais? Basta digitá-lo e pressionar Enter. O resultado inclui até mesmo a posição do seu nome no ranking mundial de popularidade e as personalidades que são suas xarás.

10. Estou bêbado?

Acha que passou do ponto? Antes de sair do bar, tire o smartphone do bolso e pesquise no Wolfram Alpha por “Am I drunk?”. Depois, basta informe o seu peso e a quantidade de drinks bebidos. Assim, é possível calcular a quantidade de álcool que ainda há em seu sangue e definir, de uma vez por todas, se você está bêbado ou não.

E lembre-se: se beber, não dirija!