(Fonte da imagem: NPR)

Comida do espaço é igual à comida de hospital? A alimentação servida a pacientes internados geralmente é insossa. Mas diferente dos hospitais, a comida ingerida no espaço não tem seu sabor “fraco” por causa de quem a prepara. Aliás, não existe nenhuma recomendação que sugira menos sabor às alimentações espaciais. A culpa é do próprio corpo humano.

Em uma explicação bem curta: as pessoas perdem o olfato no espaço. Os astronautas têm relatado que a comida perde o sabor após alguns dias na Estação Espacial Internacional. De acordo com Jean Hunter, Engenheiro de Alimentos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, em entrevista ao site notícias NPR, os astronautas desejam comidas picantes, ácidas e doces – o que inclui molho de pimenta no cardápio espacial.

Para Hunter, é como tomar um café prendendo o nariz. “Se você segurar seu nariz e saborear seu café, estará recebendo apenas um liquido amargo”. Mas porque os astronautas perdem o sentido do olfato e preferem comidas “quentes”? 

Bagunçando o corpo

Para Michele Perchonok, chefe de alimentos da NASA, isso pode acontecer devido aos fluidos do corpo em um ambiente sem gravidade. Na Terra, a gravidade tende a arrastar os fluidos para baixo, em direção aos pés. No espaço, eles vão para todos os lugares, inclusive para sua cabeça. E por reter líquidos em sua cabeça, é como se você estivesse resfriado. 

Cupons de desconto TecMundo: