Tira-Dúvidas: mais um pacote de dúvidas que resolvemos para vocês

3 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: mais um pacote de dúvidas que resolvemos para vocês

Olá, caros frequentadores do Baixaki. Mais uma vez estamos aqui para esclarecer dúvidas e dificuldades que muitos de vocês também podem ter. Os assuntos desta edição variam e incluem o recurso Adicionar\Remover Hardware do Windows, o IncrediMail, dúvidas sobre firewall e uma suposta versão 99 do Windows.

Adicionar ou Remover Programas

A primeira dúvida é da Tatiana Pereira. Ela nos contou que excluiu a ferramenta para adição e remoção de softwares do Painel de Controle. Por causa disso, ela não consegue excluir alguns problemas que estão deixando o computador dela com problemas.

Tatiana, há um grande problema nessa situação: da mesma maneira que a probabilidade de remover esse recurso é remota, consertá-lo definitivamente é também extremamente difícil, algo que sequer usuários avançados podem conseguir. No entanto, há algumas alternativas para que a carência de um atalho para esse recurso seja minimizada.

A primeira atitude que você pode tomar é tentar acessar o “Adicionar/Remover Programas” através de comando. Para isso, acesse o "Menu Iniciar", clique em “Executar” e digite “control appwiz.cpl”. Isso deve abrir a janela com a lista de programas instalados exatamente da mesma maneira que acessá-la através do Painel de Controle.

Este é o comando para executar a ferramenta de remoção do Windows.

Outra alternativa é utilizar um programa desinstalador. Esses programas têm o mesmo propósito do recurso do Windows: desinstalar um software completamente, incluindo entradas no registro. Porém, como diferencial, estes programas analisam a desinstalação para certificar que o sistema está limpo e sem nenhum resíduo do programa desinstalado.

Nossa primeira recomendação nesse sentido é o Revo Uninstaller. Ele é disparado o programa mais baixado do site, e não é à toa. Além de identificar mais programas que o recurso do Windows, o Revo faz uma limpeza completa e não deixa rastro nenhum de um aplicativo.

Outras boas alternativas incluem o FineUninstall, MyUninstaller e Free Uninstaller.

Um programa desinstalador pode remover programas incômodos.

Para tentar solucionar o problema, porém sem garantia, é possível utilizar o recurso de proteção de arquivos do Windows. É um aplicativo simples que busca por falhas em arquivos fundamentais do sistema e as conserta, reparando e restaurando seu Windows. Para utilizar este recurso, é necessário ter o CD do Windows inserido no drive, uma vez que ele vai restaurar a instalação a partir dessa mídia.

Basta acessar o "Menu Iniciar-Executar" e digitar o comando "sfc /scannow". Acompanhe atentamente ao progresso do scan e faça as intervenções necessárias.

Confira como estão os arquivos importantes do Windows.

IncrediMail em português?

A segunda dúvida do dia é do Silvio Alipio. Ele quer saber se o IncrediMail pode ser usado em português e se tem um corretor ortográfico.

Caro Silvio, de fato, a última versão do IncrediMail não traduz a interface do programa. No entanto, é possível aplicar o idioma português como dicionário para corrigir as mensagens que você escreve. Para isso clique aqui para baixar o arquivo de instalação do tradutor. Basta executá-lo e iniciar o IncrediMail.

Para configurar o dicionário, acesse as opções do IncrediMail (menu "Tools-Options"). Acesse a aba "Language" e clique no botão "Spelling Options". Com o dicionário instalado e configurado, é possível conferir a digitação enquanto digita e antes de enviar uma mensagem, além de deixar as primeiras letras das frases maiusculas e formatar outras partes do texto.

Configurando o dicionário em português.

O IncrediMail também pode usar o dicionário Babylon em qualquer mensagem. Basta usar a tecla Ctrl e clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer palavra.

Firewall

A terceira dúvida de hoje é do Júnior Fonseca. Ele diz: “gostaria de saber qual seria o firewall mais indicado pra mim, pois já instalei vários e todos não funcionam corretamente, bloqueiam alguma coisa no PC! Aí acabo nem ficando com nenhum.”

Bem, Júnior, se o seu firewall está bloqueando alguma coisa, agradeça, pois significa que ele está atento. O que acontece é que todo firewall pode confundir um aplicativo seguro como uma ameaça e então bloquear tal programa. O que você deve fazer é configurar a lista de permissões do firewall, ou seja, “dizer” a ele quais programas ele pode confiar e desbloquear.

Nesse sentido, um firewall muito fácil de ser configurado é o Zone Alarm. Ele é muito amigável para ser configurado.

Para acabar com todas as suas dúvidas sobre firewall, clique aqui e leia esse artigo.

Windows 99?

A nossa última dúvida de hoje é do Hélio Filho. Ele conta: “fiquei sabendo de uma suposta versão do Windows, a 99! Até então não tinha ideia que ela havia existido. (...) Por isso escrevo para perguntar: Isso é verdade? Ele realmente existiu?”

Caro Hélio, ao pesquisar na internet sobre o assunto, percebe-se que ele rende. Alguns sites inclusive mostram screenshots da instalação e das primeiras configurações do sistema. Em tese, o Win 99 seria o sistema que acabou nomeado Win 98 SE, uma espécie de Beta. Isso de acordo com pesquisas pela internet.

No entanto, a Microsoft nega que tenha iniciado tal projeto e ressalta que não se responsabiliza por informações de sites de terceiros.

Esse foi mais um tira-dúvidas do Baixaki. Esperamos ter esclarecido essas e outras dúvidas. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.