(Fonte da imagem: The Atlantic)

No último dia 13 de janeiro, o navio Costa Concórdia se chocou contra uma rocha na ilha italiana de Giglio. A embarcação tinha mais de 4,2 mil pessoas a bordo e a colisão abriu um grande buraco no casco do navio. Investigações iniciais apontam o comandante como o principal responsável pelo incidente, tendo feito uma manobra imprudente.

Imediatamente após o incidente, a comparação com um dos naufrágios mais conhecidos da história da humanidade foi inevitável. O drama dos passageiros do navio Titanic, que afundou em 15 de abril de 1912, foi retratado nas telas do cinema em uma superprodução, vencedora de 11 estatuetas do Oscar.

O site Overhead Bin fez um comparativo entre as duas embarcações e mostra que as duas tragédias tem contornos parecidos.

Tamanho dos navios

O Titanic tinha 268 metros de comprimento e pesava 46 mil toneladas. Já o Costa Concordia media 290 metros e pesava 114,5 mil toneladas, quase três vezes mais que a embarcação do início do século passado. Na largura, a vitória também é do Costa Concordia: 36 metros contra 28 metros do Titanic. À época o Titanic era considerado a maior embarcação existente, título que agora pertencia ao navio italiano.

(Fonte da imagem: Fox Films / Divulgação

Capacidade

Com 2.201 pessoas a bordo, o Titanic carregava apenas 1.178 coletes salva-vidas e botes de emergência, vitimando centenas de pessoas. As leis marítimas da atualidade não permitem que isso aconteça mais. Hoje, é preciso ter ao menos um colete por pessoa, além de botes suficientes para abrigar toda a tripulação.

O Costa Concordia contava com aproximadamente 4,2 mil pessoas a bordo. Até o momento forma confirmados 11 mortos e 24 pessoas estão desaparecidas. No acidente do início do século passado, pelo menos 1.513 pessoas morreram. Felizmente, apesar do acidente, o nível de segurança subiu bastante.

O acidente

Enquanto o Titanic se chocou contra um iceberg, o Costa Concordia bateu em uma rocha, próxima à ilha italiana de Giglio. O tempo de duração de cada um dos naufrágios foi bastante similar: 2h40 para o Titanic e 3h para o Costa Concordia.

Contudo, o tamanho da varia no casco do navio italiano foi maior. Um buraco de cerca de 8 metros foi identificado pelos mergulhadores, enquanto no Titanic o rombo foi de “apenas” 3,7 metros.

Cupons de desconto TecMundo: