(Fonte da imagem: Perlbal)

A troca de senhas entre amigos e namorados está se transformando em uma mania entre os adolescentes americanos. É o que informa o jornal americano The New York Times, que atribui o comportamento à banalização da intimidade.

Para expressar o afeto por outra pessoa, os jovens estão compartilhando as suas senhas de email, redes sociais e outras contas, sendo que casais de namorados criam senhas idênticas para deixar que as duas partes leiam emails e recados uma do outra como uma prova de amor.

Atitude ousada

Tal atitude pode ser arriscada. Uma relação aberta dessa forma pode levar o casal a usar os segredos um do outro. É exatamente isso que faz o compartilhamento de senhas algo tão poderoso dentro de um namoro: a confiança. Uma pessoa que divide suas senhas tem que ter plena convicção de que não terá seus dados divulgados por seu par na relação, de forma a não sair prejudicado.

É claro que obter acesso irrestrito a contas online nem sempre acaba bem: o próprio compartilhamento de senhas pode levar ao fim de um relacionamento. Buscar pistas que provem infidelidade ou enviar mensagens fingido ser o outro elemento da relação são algumas das atitudes que podem acabar com um namoro.

Semelhante ao sexo

Segundo Rosalind Wiseman, autora de “Queen Bees and Wannabes”, um livro para pais sobre como ajudar as meninas a sobreviver à adolescência, o compartilhamento de senhas e a pressão para fazer isso é semelhante ao sexo. O compartilhamento é desencorajado por adultos, pois envolve vulnerabilidade, mas existe muita pressão entre casais adolescentes para compartilhar as palavras-passe, assim como há para fazer sexo.

Meninas são mais propensas

O jornal aponta uma pesquisa telefônica feita em 2011 pela Pew Internet and American Life Project, que descobriu que 30% dos adolescentes que estavam online regularmente já tinham compartilhado sua senha com algum amigo ou namorado. Outro fator relevante descoberto pela pesquisa é que as meninas são duas vezes mais propensas a compartilhar senhas.

Troca benéfica

Pelo menos entre amigos, a troca de senhas tem se mostrado bem-sucedida. Em período de provas finais, alguns amigos revelam suas senhas uns para os outros, de modo a alterá-las e ficar sem acesso ao próprio Facebook no período das avaliações. Dessa maneira, fica mais difícil perder o foco.

Cupons de desconto TecMundo: