Cientistas fazem moscas levitar usando campos magnéticos

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas fazem moscas levitar usando campos magnéticos

(Fonte da imagem: Funzu.com)

Cientistas (ou seriam mágicos?) da Universidade de Nottingham utilizaram campos magnéticos para executar uma ação ao melhor estilo Harry Potter: levitar moscas. A técnica, conhecida como “levitação magnética”, permite que água e materiais orgânicos fiquem sem “peso” e assim sejam suspensos no ar.

Os pesquisadores confirmaram as conclusões que antes foram vistas em experimentos parecidos efetuados na órbita da Terra. As moscas andam mais rápido e com mais frequência em ambientes sem gravidade do que no solo.

“A levitação diamagnética nos permitiu manter um controle mais próximo dos materiais da experiência. Isso também nos permitiu identificar, de forma única, a alteração provocada no movimento de organismos pela alteração da gravidade”, afirma o Dr. Richard Hill, autor do documento, em entrevista ao Discovery News.

Campos magnéticos já foram utilizados antes em uma série de experimentos para levitar materiais orgânicos, visto que é muito mais barato do que enviá-los ao espaço. Aliás, se houver um campo magnético grande o suficiente, até mesmo um humano pode ser levantado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.