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A catapulta que é capaz de arremessar um avião

Conheça o sistema de decolagens utilizado nos porta-aviões e que funciona como um verdadeiro estilingue gigante.

schedule27/12/2011, às 18:18

Sistema sendo preparado para catapultar um avião (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Os porta-aviões são algumas das maiores embarcações conhecidas no planeta. Isso, no entanto, não garante uma pista com tamanho suficiente para que um caça tenha espaço para decolar.

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Para resolver este problema, foram criadas catapultas para aviões. Chamadas de CATOBAR (sigla para Catapult Assisted Take Off But Arrested Recovery) o sistema funciona de maneira relativamente simples:

Pistões da pista de decolagem são presos a partes especificas da aeronave (geralmente os trens de pouso, mas isso depende do caça). Estes pinos são também fixados no chão e contam com válvulas presas em uma espécie de correia.

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Quando a aeronave é catapultada estas se enchem de pressão do vapor e carregam o avião, percorrendo os cerca de 330 metros da pista do porta-aviões em dois segundos e atingindo mais de 260 quilômetros por hora.

Decolando (Fonte da imagem: Military Photos)

A força desse gigantesco estilingue vem dos reatores do navio, que disponibilizam vapor de altíssima pressão para que a catapulta consiga ajudar as aeronaves “arremessando-as” no momento da decolagem.

Além disso, o sistema conta também com a colaboração de outros fatores, como um sistema que produz um fluxo de ar adicional no convés, o que ajuda na hora de se conseguir atingir maiores velocidades para a realização deste processo.