As 10 melhores ilusões de ótica para o final de semana

3 min de leitura
Imagem de: As 10 melhores ilusões de ótica para o final de semana

Em resumo, ilusões de ótica são imagens que podem mostrar muito mais do que apenas o que você está vendo. Também há muitas que são criadas para enganar os olhos (por isso o nome), fazendo com que acreditemos estar diante de algo que realmente não existe. Se você gosta do tema, então vai adorar a seleção preparada pelo Tecmundo para este final de semana.

Buscamos no Mighty Optical Illusions (um site especializado no assunto), algumas das mais impressionantes ilusões de ótica de todos os tempos. São fotografias, imagens digitais e pinturas de rua que vão desafiar a sua mente. Será que você consegue desvendar tudo o que vai ser mostrado?

1. Tapete voador

Quem disse que o tapete mágico do Aladdin não poderia existir de verdade? Em um evento na praia, uma mulher sobre um tablado parece estar flutuando sobre a areia, quando na verdade está sobre um tablado de madeira. Você conseguiu entender os motivos para que fiquemos iludidos? Uma bandeira faz sombra pouco antes do tablado, criando a impressão de que é o “tapete” que está tapando o sol.

2. Subsolo imaginário

Pinturas 3D são muito divertidas, ainda mais quando apresentam a perfeição desta que escolhemos. Com tinta e muita criatividade, o pintor conseguiu criar um ambiente inteiro logo abaixo do solo. Você pode perceber como o trabalho dele é incrível, pois até mesmo os tijolos da rua foram imitados para criar uma junção espetacular dos “dois mundos”.

3. Cuidado para não cair

Andar por uma loja assim não deve ser muito fácil. Afinal de contas, a superfície não é nada regular. Veja como existem ondulações no chão, parece até que o local foi pisoteado por dinossauros. Isso que acabamos de falar poderia ser verdade, mas a realidade é bem diferente. O chão só está pintado com linhas disformes, criando uma incrível ilusão de ótica.

4. Espiral infinita

Olhe esta incrível espiral. Você consegue saber onde ela vai terminar? É uma missão muito difícil, ainda mais quando analisamos tudo com calma, pois assim que fixamos os olhos no fundo do cenário, tudo começa a rodar. Uma ilusão de ótica simples e bastante divertida.

5. Cano mágico

Esta ilusão é uma fotografia e um encanamento muito antigo pode ser observado. Ele sai do fundo da imagem e é trazido para frente, mas aparece mais no fundo ainda. “Como assim, Tecmundo?” Calma, é só uma ilusão de ótica. O cano está vindo para frente, mas devido ao corte na estrutura, parece que ele termina no fundo do cenário.

6. Um rosto no campo

Uma pintura muito bonita, com vários animaizinhos, uma criança descansando, árvores, casas e o rosto de um senhor. Você não achou o rosto do senhor? Observe a imagem de novo. Junte todos os elementos dela e você perceberá qual é a ilusão de ótica.

7. Uma brincadeira macabra

Esta ilusão de ótica é um pouco macabra, mas também é muito criativa. O que você está vendo sobre a mesa do jardim? Bem, nós conseguimos ver uma menina que teve a cabeça arrancada. Mas o Tecmundo não publicaria algo tão chocante. Na realidade, uma garotinha está deitada sobre a mesa e outra está atrás, fingindo ser a parte do corpo arrancada.

8. A maior pintura 3D do mundo

Encomendada pela Rebook, esta pintura 3D entrou para o Guinness por ser o maior painel tridimensional do mundo. A dupla de artistas Joe & Max criou um ambiente incrível, capaz de fazer qualquer um pensar que está prestes a cair em um precipício. Impressionante não? É mais uma ilusão de ótica perfeita.

9. Água animada em imagem estática

Para criar essa ilusão de ótica, deve ter sido necessário bastante conhecimento científico. Várias torneiras de água são colocadas entre colunas (criadas com linhas brancas). Ao fixar os olhos na imagem, temos a impressão de que a água das torneiras está em movimento, como se a imagem fosse animada.

10. Parada ou giratória?

Mais uma imagem que confunde a cabeça das pessoas. Será que o fundo está girando? Está parado? E o meio da ilustração? Na verdade, está tudo parado, mas devido à disposição das esferas, a sensação que temos é de que está acontecendo uma movimentação de todo o material.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.