Na sequência final do filme “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, Gollum e Frodo lutam em um penhasco pela posse d’O Anel. Em meio à batalha, Gollum escorrega e cai em um poço de lava. A cena se encerra com Gollum afundando, mas o anel permanece indestrutível na superfície quente.

É claro que estamos falando de uma obra de ficção, mas se a mesma cena acontecesse na vida real, provavelmente você não veria ninguém afundando em um mar de lava. Obviamente, o contato com o líquido quente provocaria queimaduras que fariam o corpo derreter e, consequentemente, levariam qualquer ser humano à morte.

Entretanto, se levarmos a ciência ao pé da letra, as chances de que um corpo afundasse em meio à lava seriam quase nulas. Pelo menos essa é a explicação de Erik Klemetti, professor assistente na Universidade de Geociências de Denison, nos Estados Unidos.

Afinal, por que alguém não afundaria na lava?

A explicação para esse fenômeno é bastante simples. A lava é um material geológico em estado de fusão, com temperatura que varia entre 600 °C e 1.250 °C, expelido por vulcões em erupção. Embora se assemelhe a um líquido, a viscosidade do material pode ser até 100 mil vezes maior do que a da água.

É justamente essa viscosidade, aliada à densidade mais alta do líquido, que impede que uma pessoa afunde ao cair sobre um poço de lava, como estamos acostumados a ver nos filmes. Para efeitos de comparação direta, a água tem densidade de mil kg/m³ e viscosidade de 0,00089 Pa.s (Pascal por segundo, unidade de medida de viscosidade). Já a lava tem densidade de 3,1 mil kg/m³ e viscosidade de 100 a 1.000 Pa.s.

Dessa forma, cair sobre um rio de lava e sobre uma grande massa de água são coisas completamente diferentes. A densidade do corpo humano é de 1.010 kg/m³, ou seja, pouco superior à da água, mas suficiente para que, após algum tempo, uma pessoa afunde. Contudo, se compararmos a densidade do corpo com a da lava, a diferença é bem maior, evitando assim a submersão.

Malditos filmes, mal posso ver os seus movimentos!

(Fonte da imagem: Krakatau Tour)

Embora o efeito exibido nos filmes seja bastante convincente, e é bem provável que você nunca tenha parado para se questionar sobre isso, a grande verdade é que nenhum ser humano afundaria em meio à lava. Cenas de produções como “Volcano – A Fúria”, por exemplo, não aconteceriam na vida real.

Entretanto, isso não significa, em hipótese alguma, que é possível caminhar sobre um rio de lava. Como mencionamos acima, a temperatura do líquido proveniente das erupções vulcânicas fica em torno de 600 °C e 1.250 °C. O menor contato com uma superfície que tenha essa temperatura, além de queimaduras, provavelmente vai derreter aos poucos o seu corpo. A título de comparação, o forno do seu fogão tem uma temperatura média de 270 °C.

Um exemplo claro de exceção entre as cenas cinematográficas é a que acontece no filme “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”. Na produção, o exterminador termina sua aparição afundando em um tonel. Porém, como ele é feito completamente de metal, sua densidade gira em torno de 8 mil e 8,5 mil kg/m³, justificando a submersão quase que imediata.

Um exemplo prático e sem se queimar

Você pode confirmar na prática a validade dessa teoria. Calma, não será preciso entrar em nenhum vulcão expelindo lava. O que você pode fazer é um experimento com dois itens de densidades proporcionais à relação entre a lava e o corpo humano.

Basta pegar um pouco de óleo de motor, desses que você utiliza em seu carro, e encher um balde pequeno. Essa será a sua lava. Dentro dele jogue um pedaço de isopor, mais ou menos do tamanho de um smartphone. Repare que o isopor não vai afundar, mesmo que você tente forçá-lo para baixo.

Isso acontece porque a densidade do óleo é de 920 kg/m³, enquanto a do isopor é de apenas 300 kg/m³. A relação entre óleo e isopor tem a mesma proporção entre a lava e o corpo humano. Se você quiser adicionar um pouco mais de realismo à sua experiência, pode ainda aquecer o óleo, o resultado será exatamente o mesmo.

Enfim, da próxima vez que você assistir a um filme e, em uma das cenas, você vir alguém afundando em meio à lava quente, não se engane. Isso é apenas ficção.

Cupons de desconto TecMundo: