menu
Logo TecMundo
Minha Série

Bicicleta cria animações vistas somente por câmeras

Projeto de dissertação uniu conceitos básicos de animação com design contemporâneo, resultando em movimentos invisíveis a olho nu.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule25/11/2011, às 10:38

Ao olho nu, os padrões intricados das rodas de bicicletas mostradas no vídeo publicado pelo usuário do YouTube identificado como TheManimation não chamam muito a atenção. Especialmente quando os veículos estão em movimento, só é possível ver uma série de borrões brancos que em nenhum momento se destacam da paisagem ao redor.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A verdadeira atração só é revelada após a filmagem das rodas, que resulta na exibição de uma série de animações complexas. A experiência usa as mesmas técnicas empregadas em instrumentos como o praxinoscópio – porém, no lugar de uma pequena fenda, é usada uma câmera para dar movimento a imagens estáticas.

O pequeno vídeo é resultado de um projeto de dissertação que tinha como objetivo mostrar que é possível filmar animações em tempo real. Para provar isso, o autor decidiu unir técnicas bastante rudimentares de animação com elementos de design contemporâneo, o que resultou na escolha das rodas de bicicleta como meio ideal para desenvolver a ideia.